Skip to content
Plantas de Casas


Arte de Argila

A argila é um material de fácil manuseio. Pois quando misturada com uma certa quantia de água, pode ser modelar várias formas. E o resultado final são belíssimas esculturas com Arte de Argila. Deste ao rústico até o mais completo e trabalhado.

arte de argila

A arte de argila é uma forma divertida e relaxante de praticar arte. Colocar as mãos na argila traz sensações boas e uma energia totalmente positiva. Um contato maravilhoso. Além de ser um exercício de concentração para o cérebro.

Mas como trabalhar com esse material? Como criar, desde pequenas a grandiosas esculturas com a argila? Além de arte, posso utilizar a argila como produto de beleza? Conheça mais sobre esse material, como utilizá-lo e os benefícios que ele proporciona.

Como fazer argila

como fazer arte de argila

Você tem interesse em fazer uma escultura, mas lhe falta a argila. O que fazer? Simples! Com algo que você tem em seu quintal. O solo, ou melhor dizendo a terra. Algo que temos em abundância em nossas casas, e que pode virar lindas obras de arte.

Você precisará de potes com água, um pano para fazer a separação dos sedimentos e da argila. Além da quantia de terra que você deseja. Com apenas esses materiais, você já poderá fazer a sua arte de argila.

Aproveite e crie várias obras de artes, além de divertido é algo que faz muito bem a mente. Veja o passo a passo de como fazer a sua argila em casa:

  1. Pegue uma boa quantidade de terra, de preferência que esteja a 20 centímetros de profundidade. Pois essa é a terra pura, sem restos de folhas ou qualquer outro material que possa fazer que não dê certo a sua argila;
  2. Pegue essa terra, e a coloque em uma bacia de um tamanho apropriado. Uma dica que irá ajudar muito, é peneirar a terra antes de colocá-la na bacia, assim a terra ficará mais fina e fácil de manusear;
  3. Acrescente a água dentro dessa bacia. Misturando bem, para que fique um barro bem homogêneo e liso. Cuidado para que não fique nenhum torrão;
  4. Agora deixe essa mistura descansar por alguns momentos. Durante esse descanso, haverá a separação da argilo e do sedimento. A argila ficará na parte de cima da bacia. Tenha cuidado para não misturar os dois;
  5. Feito isso, passe a argila para outro recipiente. Tenha muita atenção para que não ocorra a mistura de argila com o sedimento já separado;
  6. Repita esse processo, quantas vezes achar necessário. Para que a argila fique100%. Quanto mais pura, melhor para se trabalhar;
  7. Após ter deixado a argila em seu estado puro, é hora de separar ela da água. Deixando-a por alguns minutos descansando. Assim a argila ficará em baixo e água por cima. Repita esse processo quantas vezes achar necessário;
  8. Utilize o pano para poder retirar todo o restante de água que ainda tem nessa argila. Vai apertando até forma uma bola, sem água;
  9. Deixe essa bola de argila no pano, pendurada por alguns instantes. Assim ficará totalmente sem água a sua mistura;
  10. Feito todo esse procedimento, você já poderá utilizar a sua argila.

Lembre-se que caso não utilize toda a argila feita, coloque-a em um recipiente com água, dessa forma, se manterá maleável para o próximo uso. Facilitando o seu uso.

Como trabalhar com a argila

Você produziu com sucesso a sua argila. Agora é hora de criar sua arte de argila. Mãos à obra, faça tudo que a sua criatividade tiver vontade. Abuse de toda a sua imaginação.

Tenha muito cuidado para que a argila não esteja muito mole ou muito dura. O ideal é que ela esteja maleável, firme e um ponto quase firme. Tenha cuidado também para que o local onde será manuseado, seja fixo, para que não ocorra nenhum acidente.

Ao manusear a argila, faça como se fosse uma massa de pão. O procedimento é semelhante. Puxe e empurra. Amasse e estique-a. Repita esse procedimento várias vezes. A massa se tornará firme em um ponto bem fácil de se manusear.

Feito todo esse procedimento, você poderá modelar a sua escultura da forma que desejar. Caso alguma parte fique dura antes das outras, utilize um pano úmido no local.

Sua arte de argila, criou forma e está do jeito que você quis? Perfeito! Deixa-a secando ao sol. Ou se preferir, poderá assar em forno específico. Tenha sempre cuidado, para não passar do ponto. Pois desse jeito, rachará.

Incentive seus filhos a utilizarem a argila feita em casa, como massinha de modelar. Modelando várias formas e despertando a curiosidade, a criatividade e também o contato com a terra. Com certeza eles irão amar.

Esculturas de argila

As esculturas de argila chamam a atenção pela sua beleza rústica e ao mesmo tempo os detalhes tão precisos. Formas magníficas que surgem através do barro. Algo até então sem valor, que após ser manuseado com carinho vira uma arte incrível.

Algo que faz parte da nossa cultura, desde os tempos antigos, as esculturas de argila eram feitas de forma simples. Onde eram criadas máscaras que imitavam o rosto humano.

Essas esculturas tinham, muitas vezes, significados místicos. Muitas vezes, era usado para espantar maus espíritos. Ou até em alguns casos, essas esculturas eram utilizadas como ritual de fertilização. Dependendo da crença.

Hoje é feita por artesãos de várias localidades brasileiras. Mas onde essa arte de argila tem força total, é na região nordeste. Onde o conhecimento em manusear a argila, é passada de pai para filho. Geração a geração.

Belas esculturas saem dessa região, e são levadas para vários lugares. Seja dentro do Brasil e até para países estrangeiros. Nossa arte de argila, tem reconhecimento internacional, por causa da sua beleza e por ser parte da cultura brasileira.

Como moldar a argila

Moldar a argila com perfeição, exige muito mais do que só as mãos. Exige técnicas, criatividade e muita precisão. Tudo isso para que se faça belíssimas peças feita com esse material.

Como qualquer outro tipo de material, utilizar a argila, consiste em tempo, criatividade e foco. Pois assim lindas peças surgiram. Para a moldagem, à três tipos. Cada uma requer um jeito diferente de manusear a argila.

Umas das formas mais utilizadas, é utilizar as mãos. Esse processo é semelhante ao processo que se utiliza para a massa do pão. Requer os mesmos movimentos, a mesma habilidade. Repetindo até chegar ao ponto certo.

Outra forma bem prática, é utilizar os dedos para dar a forma que se deseja. Onde é feito um buraco no centro da bola de argila. A partir daí, com os dedos vai empurrando e levantando até criar a forma desejada.

Há também a opção de fazer bobinas, onde vai se juntando rolinhos de argila, até atingir a altura e formato desejado. Feito isso, basta modelar como queira. Considerada a forma mais versátil de se trabalhar com a argila.

Das três formas citadas aqui, todas são indicadas para fazer a arte de argila tanto em casa, quanto também em ateliês. Conhecendo todas as formas de moldagem da argila, escolha a melhor, e comece hoje mesmo a criar lindas esculturas.

O que pode ser feito de argila?

Com esse material tão simples e ao mesmo tempo maravilhoso, são feitas várias coisas. Seja para a arte ou até mesmo utensílios para a casa. Abaixo fizemos a relação do que se pode fazer com a argila:

arte de argila arte de argila arte de argila

  • Vasos para plantas;
  • Tijolos;
  • Filtros de água;
  • Copos;
  • Pratos;
  • Taças;
  • Artesanatos culturais;
  • Esculturas grandiosas;
  • Moldura de espelhos;
  • Telhas para cobrir casas;
  • Máscara para pele, corpo e cabelos;
  • Produtos terapêuticos;
  • Panelas;
  • Vasilhas;
  • Utilizada na composição de produtos cosméticos;
  • Banhos terapêuticos.

Quais os benefícios da argila?

A argila por ser rica em componentes minerais, possui infinidades de benefícios, seja para pele e também para o organismo. Utilizada também por terapeutas, para uma infinidade de procedimentos.

Como a argila possui diversas variedades, sempre é bom consultar, para que serve cada tipo. Sempre tendo o cuidado para que a argila não esteja contaminada com alguma impureza.

Abaixo uma relação de cada tipo de argila e os seus benefícios:

  • Argila cinza: Utilizada no rosto, para peles oleosas e com manchas;

  • Argila verde: Tem função adstringente, secativa, bactericida. Sendo indicada para tratamentos cosméticos em peles com acne;

  • Argila vermelha: Tem propriedades como renovação celular. Deixando a pele, o corpo e até os cabelos mais saudáveis e lindos;

argila vermelha

  • Argila rosa: Possui ação de suavidade. Indicada para peles sensíveis;

argila rosa

  • Argila branca: Tem função hidratante. Indicada para peles desidratadas e secas.

Além dessas, existem outras variedades de argilas. Conheça os demais benefícios que a argila proporciona:

  • Cicatrização;
  • Queima de gordura localizada;
  • Tratar celulites;
  • Rejuvenescedor da pele;
  • Purificante;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Um excelente esfoliante;
  • Antioxidante natural;
  • Para acnes, tem ação secativa;
  • Clarear pele;
  • Combate espinhas;
  • Um banho de argila tem função anti estresse;
  • Em peles maduras, tonifica, deixando ainda mais sedosa e com brilho.

Conhecendo cada benefício que esse produto na natureza nos oferece, que tal utilizar a argila para um momento de spa em casa? Seja no rosto, no corpo e nos cabelos. Um produto cosmético, totalmente natural e sem contraindicações.