Skip to content
Plantas de Casas


Massa de biscuit

Uma importante matéria-prima do mundo do artesanato é a massa de biscuit. Com ela é possível fazer os mais variados produtos, como itens de decoração para enxovais de bebê, ímãs de geladeira e lembrancinhas de aniversário.

lembrancinhas lembrancinha de biscuit

Fique com a gente e conheça mais a respeito deste coringa do artesanato.

O que é biscuit?

A palavra biscuit vem do francês e tem como significado biscoito.

O nome se tornou muito popular no mundo dos artesãos. Isto porque a conhecida massa de modelar que é utilizada para fazer diferentes tipos de artesanatos recebeu o nome de massa de biscuit.

massa de biscuit

Esta massa também é conhecida como porcelana fria. Apesar da massa não ser comestível, há algumas receitas de biscuit comestível que podem ser preparadas em casa.

Veja a seguir algumas receitas da massa de biscuit, tanto a tradicional como a versão comestível.

Como fazer massa de biscuit

A massa de biscuit pode ser preparada em casa, utilizando tanto o micro-ondas quanto o fogão. Veja quais são os ingredientes necessários e como preparar a massa:

  • 2 xícaras (chá) de cola branca que seja própria para o biscuit (ou porcelana fria);
  • 2 xícaras (chá) de amido de milho (maisena);
  • 2 colheres (sopa) de vaselina líquida;
  • 1 colher (sopa) de vinagre ou caldo de limão;
  • 1 colher (sopa) de creme hidratante (sem silicone) – para sovar a massa

Para o preparo no micro-ondas você deverá misturar todos os ingredientes e deixar cozinhando em média por 3 minutos na potência máxima. A mistura deve ser mexida a cada 1 minuto.

Como o tempo de cozimento pode variar para cada equipamento, e essencial que você faça um teste na primeira vez que for fazer a massa de biscuit. Para isto, mexa a cada 30 segundo, até que ela esteja pronta.

massa de biscuit

Para quem preferir utilizar o fogo, será preciso utilizar uma panela antiaderente e uma colher de pau que seja de uso exclusivo para o preparo do biscuit.

Todos os ingredientes devem ser misturados e levados ao fogo, mexendo sempre, até que ele desprenda do fundo da panela. O ponto é semelhante ao da massa de coxinha.

Depois de cozida a massa deverá ser sovada. Nesta etapa, basta espalhar o creme hidratante nas mãos e na bancada de trabalho. A massa deverá ser sovada da mesma forma que a massa de pão. Cuidado para não queimar as mãos.

 

Para que serve massa de biscuit

Por ser bastante maleável e muito versátil, a massa de biscuit serve para moldar pequenas esculturas, ou qualquer forma desejada.

Ela serve para fazer os mais diferentes tipos de peças de artesanato, como enfeites de mesa de festas de aniversário, decoração e lembrancinhas de aniversário, casamento e maternidade.

Como fazer a massa de biscuit comestível?

Preparar uma massa de biscuit que seja comestível pode ser bem interessante. Isto porque a massa poderá ser utilizada na decoração de festas infantis sem nenhum medo. As crianças irão adorar.

massa comestível

comestível biscuit bolo biscuit comestívelbiscuit bolo comestivel

biscuit comestivel

Para preparar a massa você irá precisar de:

  • 2 ½ xícaras (250g) de açúcar de confeiteiro
  • 1 clara de um ovo grande
  • 3 colheres (chá) de CMC (que é um espessante e estabilizante)
  • Amido de milho (ou maisena)
  • Papel filme para guardar a massa
  • Corantes alimentíciosde sua preferência

O preparo consiste em misturar os 3 primeiros ingredientes e levar ao fogo. Assim que a massa começar a engrossar e a soltar do fundo da panela. É importante usar uma panela antiaderente.

 
Deixe a massa esfriar por cerca de 20 minutos. Polvilhe a superfície de trabalho com a maisena, acrescente o corante e sove a massa como se fosse massa de pão. A massa deverá ficar macia, lisa e soltando facilmente das mãos.

Esta massa deverá ser guardada em sacos plásticos na geladeira, por vários dias. Caso ela esteja dura antes de usar, umedeça um dedo com água e vá molhando aos poucos. Se estiver muito úmida basta acrescentar mais um pouco de maisena.

Onde comprar massa de biscuit pronta

Mas, se ao invés de preparar você preferir comprar a massa de biscuit pronta então ficará ainda mais fácil para iniciar logo os seus trabalhos como artesão.

massa biscuit

Ela pode ser adquirida em qualquer loja de artesanato especializado. Ela provavelmente será um pouco mais cara do que a caseira, mas já vem pronta para uso.

Tipos de artesanato com biscuit

O biscuit já foi muito utilizado para moldar os noivinhos no topo dos bolos de casamento, mas tem outras aplicações além desta.

massa de biscuit

Atualmente é possível ver lembrancinhas de casamento, aniversários e nascimentos; ímãs de geladeira; porta recados; enfeites de mesa, e tudo o que a sua imaginação quiser criar.

Como fazer artesanato com biscuit

Há uma grande infinidade de artesanatos que podem ser feitos com a massa de biscuit.

biscuit
Rosa. Foto Reprodução.
Ursinho. Foto Reprodução.
sapo biscuit
Sapo. Foto Reprodução.
milho biscuit
Milho. Foto Reprodução.
leão biscuit
Leão. Foto Reprodução.
gatinhos biscuit
Gatinhos. Foto Reprodução.
galinha biscuit
Galinha. Foto Reprodução.
flor de biscuit
Flor de biscuit. Foto Reprodução.
esquilo biscuit
Esquilo. Foto Reprodução.
cachorro biscuit
Cachorrinho. Foto Reprodução.