Molde de flor

Hoje em dia se tornou muito melhor procurar por tipos de moldes na internet do que mesmo fazê-los. Dessa forma, eles já vêm prontos e da maneira que você deseja, tendo apenas de dar continuidade a seu trabalho e concluir seu molde de flor com sucesso.





Mas você já se perguntou ou teve curiosidade de saber como esses moldes são feitos? Não existe grande segredo em fazê-los. Na verdade, é até mais prático e rápido do que se imagina.

Veja nesse artigo tudo o que deseja saber sobre o molde de flor. Também vamos lhe ensinar como você mesmo poderá faze-los do jeito que desejar.

O que é molde de flor?

Molde de flor é uma representação feita em papel, folha, tecido ou qualquer outra superfície em que você pode desenhar e recortar depois.

molde-de-flores
Foto: Reprodução.

Assim que recortado a representação desenhada passa a assumir o formato da figura, nesse caso, a flor que você escolheu. Esse recorte passará a ser o molde de desenho feito para a preparação de seu trabalho artesanal.

Para que serve molde de flor?

O molde de flor serve para dar formas a algum exemplo de flor que você deseja transformar em algo artesanal. É se empenhando em fazer primeiro o molde que você terá uma exatidão do tamanho e formato da sua flor.

molde de flor
Foto: Reprodução.

Também poderá medir todas as bases necessárias antes de começar a criar seu artesanato com base na flor de sua escolha. O molde de flor torna todo o processo de criação muito mais fácil. Pois se torna o primeiro modelo de inspiração para todos as outras flores artesanais.

Como fazer molde de flor?

Molde de flor não é algo que exija muita elaboração. Não será preciso criar formatos de flor através de gesso ou pedaços de madeira. Mas, claro, você irá precisar de alguns instrumentos básicos como:

  • Caneta, lápis ou tinta para fazer o desenho da flor que você escolheu
  • O tecido, papel ou outro material de sua escolha onde será feito o desenho da flor
  • Tesoura ou estilete para recortar o desenho

Tendo todos esses matérias necessários para a criação de seu molde, é hora de fazê-lo.

  • Escolha, e separe a flor ou modelo de flor que você deseja moldar
  • Em seguida, pegue o material escolhido para fazer o molde, de preferência uma folha de papelão ou um papel mais firme, como a folha de desenho, e comece a desenhar a sua flor
  • É possível fazer em MDF e Isopor, porém é preciso de um material cortante mais aprimorado para recortar o MDF
  • Se for no papel, isopor ou papelão, com a tesoura ou estilete, recorte o desenho de acordo com a forma que foi desenhado, descartando o que sobrou

Tipos de moldes de flor

tipos de molde de flor
Foto: Reprodução.

Molde de flor podem ser feitos com vários tipos de tecido ou papéis diferentes. Ocasionando assim a existência de diversos tipos de moldes de flor diferentes. Alguns deles são:

  • Molde com papel de seda
  • Molde de folha
  • Molde de flor de feltro
  • Moldes de flores de tecidos
  • Molde de flor simples
  • Molde de flor espiral

Molde com papel de seda

O uso de papel de seda para fazer moldes de flor dá um toque suave ao formato da flor. Também é muito importante para que sua flor tenha o volume necessário para realmente se parecer com a flor que escolheu.

molde papel de seda
Foto: Reprodução.

Se optar por fazer o primeiro molde baseado em uma rosa, esse é o tipo de papel perfeito. O volume que ele será capaz de dar fara com que seu molde se pareça o máximo possível com a rosa que você escolheu.

Molde de folha

O molde em folha de papel é o mais comum de se realizar. Desde a escola aprendemos a fazer moldes em folhas de oficio. Para você fazer o seu é muito fácil basta copiar uma imagem de flor e depois recorta-la.

molde de folha
Foto: Reprodução.

Se você não tem habilidade de desenho, você pode imprimir uma imagem de flor da internet, em uma folha de oficia e recorta-la.

Molde de flor de feltro

Flor de feltro é comumente usado por aqueles que ainda estão começando a aprender fazer moldes. O feltro funciona como uma espécie de papel grudento, o que permitirá que o designe de sua flor seja feito de maneira muito mais pratica.

flor de feltro
Foto: Reprodução.

Você pode fazer o molde em uma folha de oficio e recortar sobre o tecido do feltro. Esse tipo de tecido é excelente para decorações.

Você será capaz de desenhar e focar em mais detalhes, tamanhos com esse tipo de material. O feltro existe em várias cores e tamanhos. Dessa forma você terá liberdade para fazer moldes de flor de diferentes tipos, formas e cores.

Moldes de flores de tecidos

O tecido é um material versátil, e pode ser uma boa escolha na hora de criar seu molde. Por existir em vários tecidos, estampas e cores diferentes, seus moldes se tornaram muito mais atraentes.

Para a criação de moldes de flores de tecido você irá precisar do tecido da sua escolha, uma caneta para desenhar no tecido e uma tesoura para recortar.

flor de tecido
Foto: Reprodução.

Você pode utilizar o molde para fazer suas flores e assim utiliza-las como quiser. As flores em tecido são muito utilizadas na fabricação de edredons, adorno para roupas e decoração.

Molde de flor simples

Um molde de flor simples pode ser feito em qualquer tipo de papel ou tecido que você desejar. Diferente dos moldes de flor mais detalhados cheio de pétalas, espinhos em caules, ou folhas longas. Com um molde de flor simples seu trabalho será baseado na simplicidade.

molde de flor simples
Foto: Reprodução.

Procure sempre buscar materiais que sejam mais fáceis de trabalhar, se você está iniciando, como por exemplo folha de papel, isopor ou papelão.

Não é obrigatório você copiar uma flor de uma figura, você pode criar o seu molde a seu gosto.

Molde de flor espiral

Fazer o molde de uma flor espiral exigirá um pouco mais de sua atenção aos detalhes, tamanhos e formas. Os traços em seu formato são mais elaborados.

Criar o molde de uma flor espiral exige uma contagem de centímetro a centímetro. Sendo feito dessa forma, no momento em que for recortado, não haverá nenhuma perda de pedaço importante.

molde de flor espiral
Foto: Reprodução.
moldes de flor espirais
Foto: Reprodução.

Esse também não é o tipo de molde de flor que pode ser feito em qualquer tipo de papel ou tecido. Ele exige que seja feito a escolha de um papel mais rígido e firme, ou um tecido mais grosso para que seu molde se sustente só.

Uma boa opção para fazer esse tipo de molde são as folhas de desenho, que se assemelham as cartolinas ou o papel seda, que é parecido com o crepom.

Flores para imprimir coloridas

moldes para imprimir
Foto: Reprodução.

 

Você encontra na internet flores coloridas prontas para imprimir e também podem servir como exemplos de molde. Você somente precisará recortar o desenho imprimido e iniciar seu trabalho tendo como exemplo aquele modelo.

Conclusão

Moldes de flor podem ser feitos de diversas maneiras, com diversos tipos de material (papelão, folha de desenho, papel seda) e de diversos estilos diferentes. O importante é que seja escolhido corretamente o material a ser usado para construir o seu modo e de acordo com sua experiência no artesanato.

Ele será exemplo para a criação e continuação de seus trabalhos artesanais. É sempre importante ter um molde de flor em mãos, para poder acelerar o processo de produção no seu trabalho.

Molde de flor
5 (100%) 1 vote