Skip to content
Plantas de Casas


Tapete de crochê

Não é de hoje que tapete de crochê são feitos, há inclusive, uma cidade que sua fora construída com base neste trabalho artesanal.

A cidade de Inconfidentes, em Minas Gerais, é tida como a Capital Nacional do Crochê, isso porque tal trabalho manual começou a ser desenvolvido na sua formação e hoje é uma das principais atividades econômicas da cidade.

Além disso, é de lá que grande parte dos tapetes de crochê são enviados para todo o Brasil e a cidade se tornou ponto turístico por conta de suas famosas árvores decoradas com crochê.

Mas não é somente lá que existe o crochê, você provavelmente conhece alguém que faz lindos tapetes de crochê, não é mesmo?

Mas afinal, o que chama a atenção neste trabalho artesanal? Vale a pena usa-los? Qual a média de preços? Tire essas e outras dúvidas logo a seguir!

Vale a pena usar tapete de crochê?

tapete de croche
Foto: Reprodução.

Uma das principais dúvidas acerca dos tapetes de crochê é sobre se vale ou não a pena usa-los.

A resposta é sim, vale a pena usar tapetes de crochê, principalmente por que:

  • Você valoriza o trabalho artesanal e contribui para a geração de renda de diversas pessoas (principalmente mulheres em situação de vulnerabilidade);
  • Você adquire um produto minimamente poluidor, isso porque, os barbantes são feitos 100% de algodão. Assim, depois do uso, você o descarta e ele irá se decompor com maior facilidade (comparado a outros tipos de materiais) por conta da sua constituição orgânica;
  • Você tem liberdade ao escolher o modelo, podendo adquirir um tapete que combine perfeitamente com a decoração da sua casa;
  • Eles são duradouros e você economiza dinheiro.

Vantagens

Além dos aspectos mencionados acima, os tapetes de crochê possuem como vantagem:

  • Fácil de limpar: podem ser lavados até mesmo em máquinas (desde que seja no modo lavagem delicada);
  • São relativamente baratos: custando bem menos do que tapetes feitos de outros materiais;
  • Possuem fortes atributos estéticos: são bonitos e podem ser feitos a partir dos gostos pessoais da pessoa que irá adquiri-lo;
  • Tapetes de crochê estão em alta: nunca antes os trabalhos manuais foram tão valorizados, basta observar uma revista de decoração atual ou até mesmo o Pinterest, você irá encontrar inúmeras inspirações sobre tapetes de crochê na decoração;
  • Podem ser usados em qualquer cômodo: por envolver o trabalho artesanal e criativo, os tapetes crochê podem ser usados em qualquer cômodo da sua casa, basta escolher um modelo especifico para tal.

Tipos de tapete de crochê

Existem diversos tipos de tapete de crochê, sendo os mais comuns: os ovais, indicados para ambientes como a sala, por exemplo; e os quadrados que podem ser usados em outros ambientes, como a porta de entrada da casa, por exemplo.

tapete de croche
Foto: Reprodução.
tapete de croche
Foto: Reprodução.
tapete de croche
Foto: Reprodução.

Além disso, há modelos feitos para cada cômodo da casa, com as seguintes características:

Tapete de crochê banheiro

Os tapetes de crochê para banheiro são na maioria das vezes ovais, os pontos costumam ser mais simples e há a possibilidade de adquirir/ encomendar um jogo, onde você terá além do tapete uma espécie de capa para o vaso e um tapetinho.

tapete de croche
Foto: Reprodução.

tapete de croche

Foto: Reprodução.

tapete de crocheFoto: Reprodução.

Além disso, tem sido comum encontrar tapetes de banheiro com personagens, para usar nos banheiros das crianças.

Tapete de crochê cozinha

Os tapetes de crochê para cozinha são na maioria das vezes retangulares, sendo utilizados na beira da pia (para evitar que o chão molhe no momento em que a louça é lavada) e na porta de entrada do cômodo.

tapete de croche
Foto: Reprodução.

tapete de croche

Foto: Reprodução.

tapete de crocheFoto: Reprodução.

 

Foto: Reprodução.Geralmente, nestes tapetes há elementos decorativos no mesmo que tem a ver com a cozinha, como frutas também confeccionadas em crochê.

Tapete de crochê retangular

Os tapetes de crochê retangulares são muito usados em corredores e em salas, os tamanhos podem ser diversos. Em pesquisa online, encontraram-se tapetes retangulares de até um metro de comprimento.

tapete de croche

Foto: Reprodução.

tapete de croche
Foto: Reprodução.

Tapete de crochê com flores

Está muito em alta o crochê criativo e com ele tapetes de crochê com flores, onde as mesmas são adicionadas ao tapete na parte superior, dando aos mesmos um toque de delicadeza.

tapete de croche
Foto: Reprodução.
tapete de croche
Foto: Reprodução.
tapete de croche
Foto: Reprodução.
tapete de croche
Foto: Reprodução.

Tapetes de crochê com gráficos

Para confeccionar os tapetes de crochê, os artesãos geralmente usam gráfico, que nada mais é do que os pontos que compõem o tapete.

Se você quer tapetes de crochê com gráficos, basta conferir os que selecionamos aqui ou aqui. Além disso, você pode procurar em seu navegador utilizando as seguintes palavras chave: “gráfico tapete de crochê”.

Como fazer tapete de crochê

tapete de croche
Foto: Reprodução.

Se você chegou até aqui e quer aprender a fazer tapete de crochê, a boa notícia é que com o avanço da internet, aprender a fazer tapete de crochê ficou muito mais fácil.

Há no YouTube canais que ensinam a fazer tapete de crochê de forma didática, como é o caso da Professora Simone Eleotério, que tem vídeos para iniciantes e para quem já sabe um pouco da técnica. Se quiser conferir o canal dela, basta clicar aqui.

A Círculo, fabricante de linhas para crochê, também tem um canal que ensina a fazer tapetes de crochê, disponível aqui.

Modelos mais simples de tapete de crochê

Além dos modelos mais robustos e decorados, existem tapetes de crochê mais simples, indicados principalmente para quem quer aprender a fazer.

croche simples
Foto: Reprodução.

Os modelos mais simples dão um ar mais clássico à decoração, geralmente são feitos com apenas uma cor e com pontos mais fáceis.

croche simples
Foto: Reprodução.

Médias de preços

Em pesquisa online, encontrou-se uma variação muito grande nos preços dos tapetes de crochê.

Sendo que a média encontrada foi de R$120,00 para tapetes de crochê com um metro de comprimento.

Mas lembre-se, busque valorizar o trabalho local e dê preferência para adquirir tais produtos diretamente de quem faz. Assim você pagará menos e ainda estará valorizando a mão de obra de alguém.

Considerações finais

Contudo, os tapetes de crochê, além de bonitos possuem diversos aspectos positivos. Além de que com os vídeos disponíveis na internet, você mesmo pode começar a fazer o seu tapete, caso não queira ou possa compra-lo.