Banheiros Planejados





Quando se pensa em planejar os ambientes de uma residência, logo pensamos em quartos e cozinhas planejadas. O banheiro é uma peça que acaba ficando de lado. Mas pensar nos banheiros planejados é importante, pois vem se tornando uma forte tendência para 2018.

Os banheiros planejados são uma excelente opção para espaços que já são pequenos, pois, ampliam o espaço a ser utilizado. Mas não são apenas os banheiros pequenos que podem ser beneficiados. Os banheiros grandes ganham muito mais conforto se houver um planejamento adequado das disposições de seus itens.

Outro fator importante com relação ao banheiro é pensar no piso, analisar quais opções são mais fáceis de limpar e também com relação às paredes, onde podemos utilizar pastilhas, cerâmicas ou porcelanatos.

O importante é adequar o estilo de cada um com a praticidade, sem esquecer do orçamento disponível para essa reforma.

Por que usar banheiros planejados?

Hoje em dia vemos as novas construções fazendo apartamentos cada vez menores. Por outro lado, as pessoas têm necessidade de guardar cada vez mais objetos.

Se o apartamento já é pequeno, imagine o banheiro, que é a menor peça da casa.

Para resolver este problema é preciso ter um banheiro planejado moderno ou simples, mas planejado para que você possa utilizar seu pouco espaço da forma mais útil possível, aproveitando cada espaço de seu banheiro.

Por outro lado, se você foi contemplado com um banheiro grande, pode criar novas peças e espaços dentro dele ou até mesmo investir em uma grande banheira, por exemplo.

Os móveis prontos, apesar de mais baratos, dificilmente vão se encaixar no exato espaço que você possui.

A única atenção que você precisa ter é de manter uma disposição de cores que combinem com o restante da casa. Se você tem dificuldade em combinar, contrate um arquiteto, decorador ou até mesmo uma empresa de móveis planejados.

Banheiros Planejados
Grande exemplo de Banheiro Planejado para você usar em sua casa.

Armário de banheiro planejado

Um dos detalhes mais importantes dos banheiros planejados são os armários.

Independente de banheiro pequeno ou banheiro grande, os armários, além de dar mais harmonia no espaço, vão manter a organização e até mesmo liberar mais espaço.

Os armários de banheiro planejado precisam ter muitas divisões internas para guardar os mais diferentes pertences.

Outra dica é o uso de nichos e armários aéreos, que também vão liberar o espaço do banheiro.

Os armários e pias não devem ser utilizados como suporte para potes, shampoos ou sabonete. Por isso, invista em nichos para guardar estes itens. Use também suportes para pasta de dente, escova de dente, escova de cabelos, entre outros itens.

Se o seu banheiro for pequeno, certamente não terá espaço para o cesto de roupa suja. Uma dica para este caso é planejar um armário com um cesto interno.

Banheiro pequeno planejado

Planejar banheiros pequenos é uma necessidade. Apenas largar móveis prontos neste espaço irá torná-los menores ainda.

Você precisa pensar na circulação das pessoas e também na organização dos itens. A dica é optar pelo simples.

Uma excelente opção para ampliar o ambiente são os espelhos. Cores claras, azulejos grandes e retangulares e uma boa iluminação também ajudam neste desafio.

Com relação ao box, os banheiros pequenos exigem porta de correr, assim você não perde espaço. E uma tendência dentro do box é o chamado nicho reentrante, onde a parede é quebrada e o nicho colocado dentro dela. Com isso você não perde espaço.

As pastilhas devem ser utilizadas com cuidado em banheiros pequenos. Use apenas para dar destaque a um determinado local, jamais em todo o banheiro.



Banheiro grande planejado

Ao falar de banheiro planejado, pensamos em aproveitar os mínimos espaços de um banheiro pequeno. Mas planejar grandes espaços pode nos trazer muito conforto.

Um exemplo disso, é a instalação de jacuzzi e banheiras de hidromassagem. Se você tem espaço para isso, um banheiro planejado poderá lhe trazer este conforto.

Para banheiros grandes, outra dica é a utilização de cubas separadas e com um armário embaixo de cada uma delas. Isso traz independência ao casal, que não precisará esperar pelo outro.

Com relação ao box, a preocupação é menor. A porta pode ser de abrir, pois, isso não interfere no espaço. Na parte interna você pode investir em misturadores, que trazem um aspecto moderno ao banheiro.

E por fim, se você tem espaço de sobra, poderá até mesmo criar novos setores dentro do banheiro ou fazer divisões entre o vaso sanitário e o restante da peça.

Dicas de cores para banheiros

  • Abuse das cores claras. Elas dão uma sensação de limpeza. O banheiro deve ser um local limpo e as cores claras ajudam nesse sentido;
  • Quando se fala de cores claras, você não fica restrito apenas ao branco. Os tons pastéis são uma forte tendência para 2018;
  • Se quiser usar o preto, use apenas para dar uma sensação de profundidade. Isso é possível fazendo um contraste com o branco;
  • Com relação ao revestimento da parede, você pode optar por azulejos ou ainda por pastilhas. Atualmente, estão em alta o uso das pastilhas adesivas, que são de fácil instalação.

Gostou das dicas sobre banheiros planejados? Então compartilha este conteúdo com seus amigos nas redes sociais e deixa sua avaliação nas estrelinhas abaixo.

Banheiros Planejados
5 (100%) 6 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *