Bloco Estrutural é Boa Ideia para Construção?

Bloco estrutural, muita gente já ouviu falar desse nome. E nada mais é do que um dos materiais principais que se emprega na alvenaria estrutural. Esse tipo de alvenaria é um método construtivo, que é utilizado principalmente na construção de obras residenciais, como casas de pequeno porte.

Nesse método, as paredes costumam ser “autoportantes”, ou seja, as paredes são capazes de suportar todo o peso da obra. Aliás, é importante destacar que as paredes não necessitam de vigas ou pilares para conseguir suportar o peso.





Mas, vale a pena investir em bloco estrutural? Será que a alvenaria estrutural é uma boa escolha para a sua construção? Estas e outras dúvidas poderão ser sanadas com o conteúdo aqui exibido. Com ele você poderá decidir sem que haja dúvidas.

bloco estrutural
Foto: Reprodução

Vantagens do Bloco estrutural

Para não causar erros e prejuízos, a escolha de se construir com bloco estrutural deve ser feita ainda na fase de criação do projeto. Afinal, este método influenciará nos projetos de toda a obra, como a arquitetura, e projetos de instalações hidráulicas e elétricas.

Com a utilização de bloco estrutural é possível reduzir várias fases de projetos, aumentando a velocidade de construção. Além de diminuir bastante os custos da obra. Girando em torno de 30 a 40% de velocidade é acrescida. E custa em média 25% menos que as construções de concreto armado.

Dentre todos os tipos de materiais do mercado, o bloco cerâmico têm demonstrado um bom desempenho na alvenaria. Mas assim como qualquer outro método construtivo, a alvenaria com bloco estrutural requer cuidados. Taís como a contratação de especialistas na área.

Outro cuidado é na hora de mudanças na estrutura. Após construção, as paredes não podem ser eliminadas de maneira leviana. Toda e qualquer obra com bloco estrutural deve incluir no projeto essa variável.

Ou seja, é aconselhável já no projeto original, incluir parede que possam servir quando se desejar fazer mudanças no ambiente. Assim sendo, paredes que não afetem a estrutura principal da construção, para que não ocorra o comprimento da obra.

Tipos de bloco estrutural

Com a necessidade de obter blocos  para as mais diversas situações. Vários tipos de bloco estrutural foram desenvolvidos, todos com seus usos bem definidos. Pois todos seguem determinadas regras de fabricação e qualidade. Todos com suas especificações já determinadas antes mesmo de serem feitos.

Isso por que a ABNT já tem várias regras que enquadram os mais diversos tipos de construção. Além de materiais de construção, como o bloco estrutural. Assim, vamos apresentar agora, os tipos de bloco estrutural.

Blocos inteiros, meios-blocos e compensadores

São utilizados para fazer a quase toda a estrutura da obra. O bloco inteiro é alternado com o meio-bloco. E quando ocorre alguma falha na dimensão modular, os compensadores são utilizados.

Eles servem para fazer a parede atingir a medida necessária sem que haja lacunas, ou que os outros materiais sejam modificados.

Blocos inteiros, meios-blocos e compensadores
Foto: Reprodução

Canaleta inteira e meia-canaleta

Utilizadas em vergas e contravergas para sustentar janelas e respaldo de laje, evitando possíveis trincas e rachaduras pelos esforços solicitados nesses locais.

Canaleta inteira e meia-canaleta
Foto: Reprodução

Canaleta J

Utilizadas como elemento de encaixe no encontro entre as empenas e lajes.

Canaleta J
Foto: Reprodução

Bloco de amarração

Utilizados para fazer a união de paredes em “T” ou em “L”, sem interferir na modulação dos blocos.

Bloco de amarração
Foto: Reprodução

Bloco 45°

Os blocos chanfrados são usados somente quando há uma parede não ortogonal, como em halls de distribuição de apartamentos.

Bloco 45°
Foto: Reprodução

Bloco elétrico

São componentes que já vêm preparados para receber os pontos de elétrica, como interruptores e tomadas.

Bloco elétrico
Foto: Reprodução

Bloco de concreto estrutural

O bloco de concreto estrutural, conforme foi citado antes, perde no quesito de conforto térmico e acústico. No entanto, ele consegue obter altas taxas de resistência. O que pode ser decisivo na hora do planejamento de segurança.

Este fato também influencia na obra como um todo. Pois permite que a obra possa ser mais segura, além de permitir a construção de um número maior de pavimentos.

Bloco de concreto estrutural
Foto: Reprodução

Bloco cerâmico estrutural

Os blocos de cerâmica estruturais conseguem obter um bom desempenho em conforto térmico e acústico. Chegando a ser superior neste quesito quando comparado ao de concreto. Além disso ele não apresenta problemas de retração, em seu processo de secagem.

O bloco de cerâmica estrutural tem um peso bem menor do que o de concreto. Chegando a ser 40% menor do que seu concorrente.

Isso significa uma menor carga na fundação, além de um melhoramento no conforto dos profissionais da obra.

Bloco cerâmico estrutural
Foto: Reprodução

Vale a pena construir com bloco estrutural?

Quando essa pergunta é feita, fica difícil responder que não. Afinal, os fatos apontam que mesmo que tenha suas desvantagens, os benefícios sempre irão superar. Citando por exemplo o fato de que a construção pode se tornar mais barata.

Ou melhor, basta lembrar do fato que de a construção com bloco estrutural pode ser bem mais rápida. Mas enfim, aqui está apenas as informações sobre bloco estrutural. A escolha final sempre será sua.

Gostou da publicação sobre bloco estrutural? Então compartilha com todos os seus amigos nas redes sociais e também nos grupos de WhatsApp.

Bloco Estrutural é Boa Ideia para Construção?
5 (100%) 4 votes