Muro de Arrimo

Você sabe o que é um Muro de Arrimo? Talvez você não conheça pelo nome, mas certamente já viu um em algum lugar da sua cidade, ou mesmo em filmes ou séries.

Mas se você nunca viu um, ou não sabe para que serve não se preocupe, aqui vamos te ensinar tudo a respeito de Muro de Arrimo.





Muro de Arrimo
Foto: Reprodução

O que é Muro de Arrimo?

O Muro de Arrimo é uma estrutura formada por blocos, simétricos ou assimétricos, que tem como função impedir o desmoronamento de declives em um mesmo terreno ou impedir esse desmoronamento para fora do terreno.

Ele é muito utilizado em meio urbanos que possuem morros e desníveis em terrenos, onde é feito um ‘corte’ em uma parte desses terrenos para torná-los planos.

Para que a parte mais alta dessa nivelação não ficar desmoronando para a parte mais baixa o Muro de Arrimo é utilizado.

Ele também é muito utilizado em regiões com encostas, como em estradas que tenham algum morro ou montanha ao seu lado, para evitar o deslizamento para dentro das estradas.

Outros locais em que ele normalmente é utilizado é nos arredores de pontes e canais, evitando que as encostas deslizem para dentro dos rios, podendo dessa forma até danificar a estruturas das pontes.

Em terrenos isso também é utilizado para impedir danos as casas, prédios ou qualquer estrutura que esteja nele, como hospitais ou escolas.

Vantagens e Desvantagens

Antes de empreender em algo desse tipo para o seu terreno é importante saber quais são as vantagens e desvantagens de um Muro de Arrimo.

Muro de Arrimo
Foto: Reprodução

Vantagens

As vantagens se sobrepõem em muito as poucas desvantagens que um Muro de Arrimo.

Entre elas podemos listar:

  • Baixo custo: em geral são utilizados materiais baratos ou até mesmos encontrados de forma natural, como pedras e rochas de tamanhos variados;
  • Permeabilidade: Eles são feitos para que a estrutura entre as pedras sejam permeáveis (pequenos espaços entre uma pedra e outra). Dessa forma a água absorvida pelo solo que está acima do muro encontra uma forma fácil de vazão, evitando assim sobrepeso sobre a estrutura, diminuindo assim os riscos;
  • Flexibilidade: A estrutura é semiflexível o que permite que o muro ‘se mecha’ em locais diferentes sem prejudicar a estrutura do mesmo;
  • Impacto ambiental mínimo: Em centros urbanos é comum ver a vegetação se formando sobre o muro, ou seja, o impacto ambiental é minimizado se comparado com outros tipos de muro;
  • Agilidade: esses muros, devido a sua facilidade de execução, são erguidos de forma muito mais rápida que outros tipos de muro.

Desvantagens

Como dito, são poucas as desvantagens de um Muro de Arrimo por isso listaremos apenas uma.

Conforme a necessidade da produção de um muro desses, que variam de acordo com o terreno e até mesmo ao volume de terra que se procura sustentar para impedir o avanço, as vezes se torna necessário uma base com uma grande largura.

Essa base pode ‘roubar’ uma grande parte do terreno para poder dar a sustentação correta.

Tipos de muro de arrimo

Existem alguns tipos de Muro de Arrimo mas aqui vamos falar dois mais comuns, que são:

Muro de arrimo de pedras

São aqueles normalmente feitos de pedras irregulares (com tamanhos e formatos diferentes).

Esse é um dos mais escolhidos pois a assimetria das pedras é vista por muitos como mais belo, porém o seu custo é mais elevado, uma vez que precisa ser feito um projeto de drenagem em separado.

Muro de arrimo de pedras
Foto: Reprodução

Muro de arrimo de alvenaria

Feito com tijolos ou blocos pré-moldados. É mais barato que a opção anterior, porém ele tem menos resistência sendo recomendado para locais com menos terra para sustentar.

Dá mesma forma que o anterior é preciso pensar em um processo de drenagem para o muro.

Muro de arrimo de alvenaria
Foto: Reprodução

Média de preço

Como dito, o Muro de arrimo de pedras é o mais caro, já o de alvenaria é mais barato, mas não como é menos resistente não pode ser utilizado em todos os tipos de terrenos, pelo menos não sem um bom projeto.

O muro de pedras tem um preço base de aproximadamente 800 reais o metro quadrado.

Já o muro de alvenaria fica na média de 500 reais o metro quadrado.

Nesses valores já estão inclusos o projeto de drenagem necessário.

Como fazer um muro de arrimo

Primeiramente você precisa buscar um profissional que tenha como fazer um estudo do terreno e tipo de solo para que ele possa calcular as dimensões do muro (altura, largura e profundidade) bem como o tipo de material mais recomendado para o muro.

Nesse projeto estarão tudo o que é necessário, como por exemplo:

  • Altura do muro;
  • Profundidade da ‘sapata’ do muro;
  • Largura do muro;
  • Tipo de material;
  • Quantos metros do material são necessários;
  • Como fazer o sistema de drenagem;
  • Entre outros.

Com esse projeto em mãos você pode levar até alguém de sua confiança para iniciar de fato o trabalho no muro, bem como levar o projeto em diferentes comércios, para solicitar orçamentos e ver as formas de pagamento.

Informações sobre o muro de arrimo
Informações sobre o muro de arrimo. / Foto: Reprodução

Considerações finais

Existem diversos locais na internet dizendo que não é necessário mão de obra qualificada para a produção de um Muro de arrimo e isso não é verdade.

Você precisa de, pelo menos, uma pessoa que tenha mão de obra qualificada, uma vez que esse é um projeto que se executado de maneira falha pode ocasionar um desmoronamento do terreno prejudicando ou derrubando as estruturas que tiverem nele.

Você não quer que a sua casa desabe em um dia de chuva pois não pagou um pouco a mais por uma obra de mão qualificada, não é mesmo.

Tendo uma pessoa que entenda o projeto e saiba como fazer, as demais pessoas envolvidas no projeto não precisam saber como fazer o Muro de arrimo de fato, só precisam seguir as ordens corretamente.

Gostou? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Muro de Arrimo
5 (100%) 4 votes