Veja abaixo informações sobre churrasqueira de vidro!
Que o churrasco é uma das paixões dos brasileiros não é nenhuma novidade. Reunir a família e os amigos ao redor de uma churrasqueira, com uma boa música e ótimas conversas é um dos programas favoritos de quase todo cidadão.
Um fato que nem todos sabem, porém, é que a escolha do modelo certo de churrasqueira para a sua necessidade e para o seu ambiente deixou de ser apenas uma questão estética.
Você sabia, por exemplo, que dependendo do tamanho e do material do utensílio utilizado, o processo para assar a carne pode ser mais rápido e economizar carvão?
Visando melhorar esses aspectos, o mercado passou a oferecer diversos modelos, desde tradicionais até inovadores, como a churrasqueira de vidro. Abordaremos abaixo as características desse modelo.
Diferenças entre churrasqueira de vidro x tijolos
A procura por modelos diferenciados de churrasqueiras acaba por ocasionar um questionamento comum: qual a diferença desse utensílio e o tradicional em alvenaria?
No caso da churrasqueira de vidro, é importante ressaltar que a função é exatamente idêntica ao modelo tradicional de tijolo. A diferença mais importante entre esses dois modelos é o material utilizado.
Enquanto o modelo tradicional é todo produzido em alvenaria, a churrasqueira de vidro une diferentes materiais.
A base e a coifa da churrasqueira de vidro também podem ser fabricadas com tijolos ou metal, enquanto as paredes laterais são produzidas em vidro transparente, causando uma melhor aparência ao aparelho.
Churrasqueira de vidro é confiável?
Uma das principais dúvidas de quem busca instalar uma churrasqueira de vidro é sobre a sua segurança e eficácia.
O maior medo encontrado é do material das paredes laterais não resistir ao calor e se quebrar ou até mesmo estourar.
Porém, o vidro utilizado nesses projetos é temperado e altamente resistente ao calor produzido.
Além da qualidade do material, as paredes laterais proporcionam também maior eficácia.
As estruturas laterais possibilitam uma manutenção por mais tempo do fogo acesso, propiciando maior aquecimento e um tempo menor de preparo das carnes.
Tipos de churrasqueira de vidro
Assim como os modelos tradicionais, a churrasqueira de vidro pode ser modificada de acordo com o gosto e a necessidade do cliente, e com o ambiente onde será instalada.
Caso o desejo seja por um modelo moderno, a melhor opção são as churrasqueiras com base e coifa em aço inox ou feitas com pedras próprias para esse fim.
Já se o objetivo é ter um modelo mais rústico e tradicional, a melhor combinação é a instalação das placas de vidro em bases de tijolos ou concreto.
Outro grande diferencial é a instalação de luzes embutidas que visam tornar o aparelho ainda mais inovador.
Vantagens da churrasqueira
Além da estética mais bonita e da possibilidade de se ter uma visão completa dos espetos e das carnes que estão sendo assadas, a churrasqueira de vidro também apresenta um uso democrático e adaptável a qualquer ambiente.
O modelo é útil tanto para locais específicos para a preparação de alimentos, quanto para espaços gourmet e áreas fechadas. Isso ocorre pelo fato das estruturas laterais impedirem a ação do vento no interior do utensílio.
Essa barreira faz com que o fogo permaneça acesso por mais tempo, causando economia de carvão e um tempo de preparo mais curto. A estrutura lateral também impede que a fumaça se disperse pelo ambiente.
A instalação fácil também é um diferencial. O processo deve ser iniciado com a fixação da base no material escolhido, após são inseridas as laterais de vidro e o último passo é a instalação da coifa.
Desvantagens da churrasqueira
Ao contrário dos modelos tradicionais, o processo de limpeza do utensílio requer maiores cuidados e pode se tornar uma desvantagem em determinados casos.
Esse processo ocorre, principalmente, pelo acumulo de gorduras e sujeiras do carvão no vidro das laterais.
A limpeza dessa estrutura deve ser realizada com materiais adequados visando evitar estragos na superfície, como ranhados e trincados.
Média de preços
A churrasqueira de vidro possui diversos tamanhos, formatos e pode ser realizada a instalação em bases de diferentes materiais. Sendo assim, o preço irá variar de acordo com o modelo escolhido e com o desejo do proprietário.
É possível encontrar no mercado opções completas para atender a 20 pessoas, com coifa, laterais em vidro, placas refratárias, grelha, porta-espeto, protetor de gordura e gaveta com preços que variam entre R$1.500,00 e R$2.000,00.
É importante reforçar que existem modelos mais simples e com capacidades menores com valores também mais baixos, assim como estruturas diferenciadas serão encontradas com orçamentos maiores que o informado.
Por ser uma estrutura fixa, a aquisição da churrasqueira de vidro deve ser precedida de uma seleção cuidadosa do local de instalação, assim como do tamanho ideal.
Uma possível necessidade de mudança no projeto original pode ocasionar problemas e gastos desnecessários, além de uma obra extra.