Cozinha Americana Pequena

A Cozinha Americana Pequena é uma ótima opção para quem mora em casa ou apartamentos pequenos, pois integram o espaço de outra área já existente.

Cozinha Americana ou cozinha integrada, são cozinhas interligadas á outros cômodos da casa, pode ser a sala de estar ou sala de jantar.





Uma cozinha americana pequena pode ter uma ilha, bancada de madeira, com bancos ou cadeiras para fazer as refeições. É possível também colocar armários, cuba na pia e uma coifa para a fumaça não se espalhar para outras áreas.

Cozinha Americana Pequena
Neste post você terá todas informações sobre Cozinha Americana Pequena. (Foto: Reprodução)

Por que usar uma cozinha americana?

A cozinha é o cômodo da casa onde as pessoas passam boa parte do seu tempo, é o lugar que reúne toda família seja para preparar a comida ou para fazer uma refeição.

As cozinhas tradicionais de antigamente eram espaços amplos que comportavam os móveis e eletrodomésticos: geladeira, fogão, mesa, armário etc., o mesmo lugar que se preparava a refeição era onde ela era consumida.

Mais tarde sugiram as salas de jantar, que separavam a copa do lugar de fazer as refeições.

Com o surgimento do conceito de cozinha americana permitiu que se interligassem dois ambientes, onde a separação é feita com meia parede, separando a sala de jantar.

Nesta parede normalmente encontra-se uma pedra na parte de cima como uma espécie de balcão entre a cozinha, sala de jantar e de estar.

Vantagens

Além de ocupar pouco espaço, ao optar por ter uma cozinha americana pode-se ter algumas vantagens, confira a seguir:

  • Em ambientes menores pode ser muito útil, pois dá a impressão de amplitude, por não ter divisões entre os espaços.
  • O mesmo balcão utilizado para separar a cozinha da sala, serve como mesa para fazer as refeições, ou para receber visitas, tornando-se um ambiente comum para cozinha e para sala.
  • Uma cozinha americana permite dar a casa um ar mais moderno, contemporâneo e elegante, quanto à decoração de ambientes.
  • Ao interligar espaços permite a comunicação entre outros ambientes da casa.
  • Outro aspecto importante é do aproveitamento da luz natural, principalmente quando se diz respeito à casa ou apartamentos pequenos, onde as salas são a área que mais dispõe de luz natural.

Desvantagens

Por trata-se de ambiente integrado e com pouca separação também tem suas desvantagens, veja a seguir:

  • Ao cozinhar no fogão costumasse emitir muita gordura no ar, sem divisões a sujeira pode se espalhar para sala, e o odor para outros ambientes.
  • Com a falta de paredes perde-se espaço para a instalação de armários, para guardar utensílios e mantimentos. Fazendo-se necessário utilizar outro cômodo para comportar esses móveis.
  • Toda bagunça resultante do preparo das refeições acabam ficando expostas por conta da ausência de paredes. Louças e utensílios devem ser lavados e guardados, para que a bagunça não fique aparente para as visitas.
Cozinha Americana Pequena Vantagens
Foto: Reprodução

Cozinha americana simples

O conceito de cozinha americana simples tem se mostrado muito popular para serem implementados em casas ou apartamentos.

Principalmente se tratando de economia de espaço, modernidade e sofisticação, que este ambiente integrado pode proporcionar.

O projeto de uma cozinha americana simples não precisa ser caro e grandioso, pode projetar este ambiente com um orçamento que caiba em qualquer bolso, simples e barato.

Outro fator importante é pensar no projeto de acordo com o tamanho do seu espaço, para poder utiliza-lo da melhor maneira possível.

Na cozinha americana simples o objetivo é aproveitar ao máximo as funcionalidades, gastando-se o mínimo possível em decoração e construção.

Confira algumas dicas para o projeto de uma cozinha americana simples:

  • Escolha um balcão de alvenaria: esse tipo de balcão pode ser executado em concreto com acabamento de cimento queimado, revestido de porcelanato imitando mármore, que é mais barato que o próprio mármore. Proporciona um ar mais receptivo a cozinha e é muito mais vantajoso financeiramente.
  • Compre armários pré – fabricados: custam bem menos do que os móveis planejados, e você encontra em diversas lojas de móveis, precisa atentar ao tamanho do seu espaço. Mas são fáceis de combinar com as outras peças da área a que a cozinha for integrada.
  • Aposte em objetos de decoração prontos: podem-se utilizar os próprios utensílios de cozinha para decoração do ambiente, use prateleiras prontas, ganchos para perduras xícaras ou conchas, espumadeiras, vasinhos de ervas ou potinhos de temperos etc.
Cozinha americana simples
Foto: Reprodução
Cozinha americana simples
Foto: Reprodução
Cozinha americana simples
Foto: Reprodução

Cozinha americana pequena planejada

Uma ótima maneira de aproveitar o espaço de uma cozinha e sala de estar é projetar uma cozinha americana pequena planejada. Esse conceito vem se tornando uma tendência em decoração, de casa e apartamentos pequenos.

Uma cozinha americana planejada é projetada para atender a necessidade de um balcão de cozinha ocupando pouco espaço. Pode-se aproveitar uma única mercenária para decorar a sala e a cozinha. A bancada da cozinha americana é muito versátil, usada em varias ocasiões.

O balcão é encontrado facilmente e está disponível em diferentes tamanhos e matérias. O mais importante ao se considerar sobre a escolha do tamanho da bancada,  é que o balcão tenha um espaço de 80 cm da parede oposta até seu início de cozinha. Para que fique disponível um espaço para passagem de um ambiente para o outro.

Caso tenha espaço para uma mesa pequena, o tamanho do balcão pode ser menor, pois terá apenas utilidade como separador de ambientes. Podendo ser fechado ou vazado.

O balcão pode servir para fazer refeições, e como apoio para preparar a comida, podendo colocar os utensílios, pratos etc.

Em casas ou apartamentos pequenos uma ótima opção para montar a cozinha planejada é mesclar prateleiras e armários. Outra boa aposta são móveis compridos com portas de correr que ocupam pouco espaço.

Cozinha americana pequena planejada
Foto: Reprodução
Cozinha americana pequena planejada
Foto: Reprodução
Cozinha americana pequena planejada
Foto: Reprodução

Cozinha americana pequena e simples

Ao construir uma cozinha americana pequena e simples é importante planejar muito bem o espaço para que a cozinha seja funcional. Atendendo aspectos como o aumentar a sensação de espaço e ter uma área útil para armazenar armários.

Esses móveis não devem atrapalhar a circulação, ainda mais se nesse mesmo espaço tiver cadeiras, bancos em frente ao balcão.

O projeto deve ser prático e que atenda as necessidades de seus usuários, sua composição visual deve harmonizar com a sala. Optar por cores claras dá maior luminosidade ao ambiente e sensação de profundidade.

Cozinha americana pequena e simples
Foto: Reprodução
Cozinha americana pequena e simples
Foto: Reprodução
Cozinha americana pequena e simples
Foto: Reprodução

Cozinha americana pequena com sala

Quando projetamos uma cozinha americana pequena com sala, pensamos numa maneira de aproveitar todo o espaço possível sem perder a circulação entre os ambientes.

Uma das vantagens de se utilizar a sala com a cozinha é dar a sensação de amplitude, por conta da falta de porta ou paredes, permitindo a interação em vários ambientes.

A cozinha americana pode ser integrada a sala de jantar com o balcão sendo um item comum aos dois ambientes ou a sala de estar.

Cozinha americana pequena planejada
Foto: Reprodução
Cozinha americana pequena planejada
Foto: Reprodução
Cozinha americana pequena planejada
Foto: Reprodução

Considerações Finais

Em casa ou apartamentos com espaços pequenos a cozinha americana é uma excelente opção. Integrada a uma área já existente, proporcionando maior interação e modernidade na decoração.

É sofisticada e cabe em qualquer bolso e espaço pequeno ou grande.

Gostou das informações sobre Cozinha Americana Pequena? Então compartilha o artigo nas redes sociais e também nos grupos de WhatsApp.

Cozinha Americana Pequena
5 (100%) 5 votes