Os pergolados são estruturas externas que são usadas como uma espécie de extensão da casa, geralmente tal área é utilizada como um espaço de descanso ou para complementar o visual da construção.
Esse tipo de estrutura é muito comum em construções europeias e ultimamente tem se popularizado por diversas regiões do mundo, principalmente no Brasil.
Basta uma simples busca na internet que você encontrará diversos modelos de pergolados e os pergolados de madeira estão entre os mais procurados.
Esta pensando em construir um pergolado de madeira? Continue lendo a seguir, tire todas as suas dúvidas sobre o tema e aprenda a montar um na sua casa!
O que é pergolado de madeira
O pergolado de madeira é uma espécie de anexo, construído na região exterior de um imóvel, sendo que a principal matéria prima utilizada é a madeira.
Tal estrutura pode possuir inúmeros objetivos, sendo os mais comuns: jardim, controle de incidência de luz, garagem, criar um local confortável na construção, entre outros.
Apesar de ser comum em áreas externas, o pergolado de madeira pode ser construído também em áreas internas.
É comum que essa estrutura seja composta por vigas de madeira vazadas, no entanto, a depender do objetivo pode ser coberta com vidro, plantas, policarbonato e até mesmo madeira.
Assim sendo, o pergolado de madeira confere ao ambiente elegância e conforto e, é justamente por tais motivos que é cada vez mais usado nos projetos de arquitetura.
Qual a melhor madeira para pergolado
A escolha da madeira é uma das principais etapas da construção do pergolado, isso porque, cada tipo de madeira possui características específicas, as quais irão inferir diretamente na durabilidade do projeto.
Os principais aspectos a serem observados nesse tipo de projeto são: durabilidade da madeira, resistência (peso e umidade), porosidade, odor, dureza e facilidade de manuseio.
Além disso, você deve responder às seguintes perguntas:
– Seu pergolado de madeira irá ser montado na parte externa ou interna da sua residência?
– Na parte interna a madeira estará menos exposta ao tempo e pode ser uma madeira mais porosa, enquanto que na parte interna está mais susceptível a ataque de cupins e precisará de um tratamento prévio.
– Quanto dinheiro você dispõe para a compra do material?
– Se você tiver mais dinheiro, pode cogitar em comprar uma madeira mais cara, como a Teca. Se tiver menos dinheiro, poderá escolher uma mais acessível, como o Pinus, por exemplo.
Neste sentido, algumas madeiras indicadas para construção de um pergolado de madeira são:
- Teca: altamente resistente a agressões;
- Ipê: é densa, pesada e resistente ao apodrecimento;
- Cumaru: resistente à umidade e ao ataque de insetos;
- Maçaranduba: pouco porosa e altamente resistente à umidade;
- Eucalipto (Maracutiara, Angelim ou Pinus): são mais baratas e podem ser utilizadas em áreas externas, desde que recebam tratamento adequado;
- Cedro: resistente e fácil de ser trabalhada;
- Mogno Africano: resistente a umidade e ação do tempo, além disso, com o tratamento adequado pode durar mais de 100 anos;
- Jatobá: é resistente a ação do tempo;
- Itaúba: é resistente a ação do tempo, clima e ao ataque de insetos.
Qual a distância entre as vigas de um pergolado?
A distância recomendada entre as vigas de um pergolado de madeira devem ser de 20 a 40 cm, a depender do objetivo do projeto e das preferências do morador.
Com tal espaçamento há a possibilidade de cobrir o pergolado da forma que você preferir.
Qual deve ser a altura de um pergolado?
A altura do pergolado de madeira é de 3 metros, porém, há liberdade de aumentar ou diminuir esse tamanho. O ideal é que a altura seja similar a do pé direito da construção.
Qual é a função do pergolado?
O pergolado possui diversas funções, como por exemplo:
- Pergolado com flores: utilizado para criar um ambiente confortável e aconchegante, pode ser utilizado como uma área de leitura, por exemplo;
- Pergolado com vidro: utilizado para criar um ambiente confortável e protegido da chuva, pode ser utilizado como uma área de refeições, por exemplo;
- Pergolado garagem: utilizado em imóveis que não possuem garagem, é utilizado para proteger automóveis de danos diversos.
Como fazer um pergolado de madeira
Para fazer seu pergolado de madeira, siga o passo a passo a seguir:
- Escolha a madeira: considere os aspectos descritos acima e onde o percolado será construído;
- Faça um esboço do seu pergolado, considere o espaço disponível e o tamanho que você quer que a estrutura tenha;
- Compre as madeiras já cortadas, basta ir até uma madeireira e pedir toras do tamanho adequado (as toras devem ter 3 metros de altura ou de acordo com o seu projeto);
- Não se esqueça de verificar se a madeira que você comprou passou por tratamentos adequados;
- Pegue um pedaço de barbante e demarque o solo;
- Se o solo possuir alta declividade, é recomendado o nivelamento do solo e o uso de decks de madeiras.
- Faça “sapatas” de concreto (com no mínimo 60 cm) e enterre as madeiras verticais (no total devem ser 4, uma em cada ponta);
- Junte as peças verticais com um pedaço de madeira;
- Crie uma espécie de estrutura para o telhado, unindo as pontas;
- Verifique o nivelamento;
- Faça a cobertura como desejar, se for aberta, deixe um espaço entre as mesmas de 20 a 40 cm.
Outros tipos de cobertura que você pode utilizar:
A maioria dos projetos indica o uso de vidro ou de policarbonato (acrílico), pois estes materiais não interferem na entrada de luz.
Outra dica é usar plantas do tipo trepadeiras, tais como: cipó de sino, capuchinha, jade e a tumbérgia.
Quanto custa pergolado de madeira?
Agora você deve estar se perguntando quanto custa um pergolado de madeira, a resposta é que o valor pode variar muito de região para região e também em função da madeira escolhida.
Entretanto, em pesquisa encontrou-se o preço médio de R$3.000,00, mas a depender do projeto o valor total pode chegar a até R$8.000,00.
E você, está planejando construir seu pergolado de madeira?