Você está pensando em se encorajar e trocar o velho portão enferrujado por algo mais bonito, prático e funcional? Não seria surpresa se uma das primeiras ideias que lhe viesse a mente seria o portão basculante.

Foto: Reprodução.

Esses tipos de portões vem sendo testado já há alguns anos. Cada vez mais os modelos se refinam e modernizam, apresentando-se seguros e confiáveis para uso em residências e edifícios.

Foto: Reprodução.

A relação custo/benefício é alta em alguns casos, fazendo com que o portão basculante se torne cada vez mais popular.

Quer conhecer mais sobre esses portões? Leia o artigo até o final e veja o quanto vale a pena ter um desses na sua casa.

portão basculante
Foto: Reprodução.

O que é um portão basculante?

O portão basculante é um ótimo modelo de portão para garagem, clássico e eficaz, que desfruta de uma ampla difusão.

portão basculante
Foto: Reprodução.

Consiste em uma peça de madeira ou galvanizada, movida por braços de elevação lateral com molas de compensação. Estas são manual ou eletricamente operadas.

O portão “inclina”, em geral, para frente e para cima. Com isso, ao instalar, é preciso calcular uma área de virada em frente à garagem.

portão basculante
Foto: Reprodução.

O basculante é uma alternativa econômica para muitas residências. Oferece aos compradores preços extraordinários, além de boas vantagens.

Sem contar que não é preciso renunciar a motivos decorativos atraentes ou de design para ter esse tipo de portão.

Automatização para o portão basculante

Uma das grandes vantagens do portão estilo basculante é a oportunidade de transformá-lo em automático. Essa automatização traz uma maior segurança e praticidade para o usuário.

portão basculante
Foto: Reprodução.

Existem vários modelos de mecanismos automatizadores para portão basculante. Cada um deles é desenvolvido especialmente para conseguir suprir a necessidade do cliente.

Qual o valor de um portão basculante?

Essas questões são bastante comuns entre os compradores. Tudo dependerá do modelo de portão escolhido conforme sua necessidade, bem como do acabamento encontrado.

Foto: Reprodução.

Mas, levando em conta uma média, podemos encontrar valores entre R$ 1.600,00 a R$ 3.000,00.

Tipos de portão basculante

Portão basculante madeira

O portão basculante de madeira é quase um padrão na construção de projetos em fazendas e casas de campo.

portão basculante madeira1
Foto: Reprodução.

Tais projetos podem ter piquetes espaçados que combinam com uma cerca de jardim ou um portão de painel sólido. Este último fornece segurança no pátio lateral de uma casa ou edifício.

Com qualquer tipo, a moldura de madeira é dimensionada para a abertura e montada em primeiro lugar. Em seguida, a madeira escolhida para o portão basculante é anexada ao quadro antes de montar as dobradiças.

portão basculante madeira
Foto: Reprodução.

Caso ele fique exposto às intempéries, é preciso fazer a aplicação de camadas de verniz. Isso impedirá que o sol e a chuva causem alguns danos às peças.

Portão basculante de alumínio

Quem usa muito a garagem sabe o quanto é importante que o portão seja resistente e compacto. Uma boa opção de investimento para esses casos é o portão basculante de alumínio.

portao basculante
Foto: Reprodução.

Sua principal característica é o pouco espaço que ocupa, uma vez que quando está aberto, fica na posição horizontal.

Além do mais, eles são moldados para não encostarem-se ao chão, causando pouco atrito e menor estrago.

Como instalar portão basculante?

As instalações do portão basculante requerem cuidados bem específicos. Este portão é composto por alguns elementos de ordem estrutural, como:

  • Batentes laterais;
  • Batentes superiores;
  • Barras de torção;
  • Braço transmissor.

O batente é utilizado para fazer o limite da área a ser ocupada pelo portão basculante. Em boa parte das instalações, ele é fixado nas fachadas dos imóveis.

portão basculante
Foto: Reprodução.

Ainda relacionada à sua estrutura, os portões possuem folhas para abertura. O fechamento e a abertura dessas folhas se dão por meio de uma guia lateral e contrapesos localizados no batente. Já o batente é movido por meio de cabos e polias de aço.

portão basculante2
Foto: Reprodução.

O braço transmissor possui a função de assegurar e balancear o movimento certo enquanto o portão se abre. Isso ocorre porque o braço transmissor cria a sintonia entre a folha da abertura e a barra que estabiliza.

Por conta dessa relação entre o braço transmissor e a barra, o fechamento e a abertura acontecem de forma regular, sem quaisquer tipos de vibrações.

Qual a altura mínima para um portão basculante?

Não existem alturas mínimas ou padrões para esse tipo de portão. Entretanto, nota-se que cerca de 2,40 m está sendo o comumente encontrado.

Foto: Reprodução.

Em geral, os basculantes têm perda de aproximadamente 30 cm de altura. Com isso, deve-se observar se caso a altura final livre será adequada ao veículo. A metragem de 2,40 m deixa o vão livre de 2,10 m.

Foto: Reprodução.

Dessa forma há espaço suficiente para que a maioria dos veículos tipo utilitários – que são grandes – passem.

Tal perda não é motivo de preocupação, pois ocorre independe de o portão basculante ser manual ou eletrônico.