Skip to content
Plantas de Casas


Bodas de Ouro

Comemorar cada ano de um enlace matrimonial é algo que todo casal gosta e deve fazer, pois mais um ciclo se encerra para se iniciar outro de 365 dias. Cada ano de matrimônio possui um nome comemorativo.

No primeiro ano de casamento é conhecido como bodas de papel, ao se completar três anos de casamento se comemora as bodas de trigo e assim sucessivamente, cada ano vai ganhando uma denominação.

bodas de casamento

Qual o significado das Bodas de Ouro

50 anos, não são 50 dias, já diziam as vozes mais experientes, e é exatamente isso que as bodas de ouro têm por finalidade comemorar. A comemoração dos 50 anos de um casamento é dita como bodas de ouro e é um grande marco na vida de um casal.

bodas de ouro

Como organizar

Conseguir comemorar 50 anos de casados não é algo muito comum, no entanto, quando isso ocorre, deve ser feito uma comemoração à altura a este feito. Para ajudar você a organizar essa comemoração precisamos listar alguns pontos importantes a serem considerados antes da festa.

  • Valor disponível

Primeiramente é importante saber o valor limite que poderá ser aplicado para a execução da festa, baseado neste valor é que será possível saber o que poderá ser comprado, alugado e o que deverá ser poupado.

  • Escolha do local

local

Baseado no valor que você irá dispor para alugar um local para a festa procure uma área que esteja de acordo com o tema que você escolheu para comemorar as bodas de ouro.

Avalie as opções, salões de festas, tempos religiosos, casas de campo, vá até aos locais conhecer para ver se gosta deles pessoalmente e também porque pessoalmente é muito mais fácil conseguir algum tipo de desconto para fechar o pacote.22

  • Lista de convidados

lista de convidados

Depois de saber o valor que poderá ser gasto e o local onde será a festa, você poderá elaborar uma lista com todas as pessoas que você deseja que estejam na comemoração.

Liste em grau de importância, primeiramente as pessoas da família, em seguida, os padrinhos e os amigos mais próximos e depois os menos próximos. Caso seja necessário cortar alguém você poderá usar a lista para fazer esse corte.

  • Organize os noivos e os padrinhos

noivos e padrinhos

Escolha quem será os seus padrinhos e o que irão vestir, bem como os trajes que os noivos deverão usar no dia especial. Organize tudo, hora na manicure, cabelo, maquiagem, massagem relaxante.

É importante deixar claro o horário que todos deverão chegar, geralmente aconselha-se que cheguem um pouco antes dos demais convidados para que eles não se atrasem e isso prejudique a cerimônia.

Ideias de decoração

Se tem algo que dá um toque especial para qualquer festa é a decoração, e a decoração de uma festa de bodas de ouro deve ser bem planejada.

Bolos de bodas de ouro

Toda festa merece um bolo magnífico, e além do sabor, o modelo do bolo é o charme. Você poderá optar por um bolo de um dois ou de até três andares, o tamanho do bolo, irá variar de acordo com a quantidade de convidados.

A cobertura do bolo é algo que deve ser bem trabalhada e existem alguns elementos que sempre se fazem presentes nos bodós de bodas de ouro, como por exemplo:

  • Laços;
  • Flores;
  • Corações;
  • Telas;
  • Alianças;
  • Foto do casal em papel de arroz;
  • Número 50.

A maioria das coberturas é feita com pasta americana, e o bolo de noiva tradicional é o mais indicado, no entanto, não devemos lembrar que o gosto do casal deverá prevalecer, independente de qualquer tradição.

O topo de bolo é uma opção muito boa para deixar o bolo de bodas de ouro com a cara do casal. Você pode optar por um topo de bolo apenas com o número 50, em tom dourado, para realmente combinar com a data.

Você poderá também optar por um par de pombos unidos por uma aliança em seus bicos, ou uma miniatura do casal, geralmente é facilmente encontrada em ateliês de artistas que trabalham com biscuit.

Mensagens para esse tipo de comemoração

Para a festa, é importante ter mensagens que expressam a gratidão pelo casal ter chegado à marca de 50 anos juntos. Trouxemos algumas mensagens que poderão ser transmitidas aos noivos.

  • Que o amor que uniu vocês durante cinquenta anos de casamento, possa ser renovado por mais e mais anos e que sirva de exemplo para tantas gerações que irão tomar vocês como exemplo de um amor puro e verdadeiro.
  • Parabéns pelas bodas de ouro! Ter um amor intacto nos dias de hoje é uma bela dádiva dos céus. Que aprendamos com vocês a cultivar da melhor maneira possível o sentimento do amor, e que este, permaneça em nossos corações.
  • Olhar um casal que além de feliz e amoroso está junto há mais de 50 anos, é uma verdadeira alegria. Saber lidar com as diferenças e valorizar as qualidades é a receita para que o amor prevaleça por muitos e muitos anos.
  • Vocês, belo casal, são a prova de que o puro amor não se acaba com o tempo, pelo contrário, ele se multiplica com o passar dos anos. E após os 50 anos é possível ver o amor através dos olhos de vocês. Feliz 50 anos de casados.
  • Estes cinquenta anos coleciona muito mais do que cinquenta histórias desde casal, coleciona incontáveis momentos, alegrias, dificuldades e atos de amor. Que venham mais anos para este casal.
  • Este casal é exemplo de amor, cumplicidade, lealdade e certeza da escolha feita no altar. O desejo de todos que estão aqui é que este marco de mais um aniversário seja comemorado por muitos e muitos anos. Viva ao amor que permanece após 50 anos de união.

Presente para bodas de ouro

Escolher um presente para a comemoração de bodas de ouro não é algo muito fácil, não é mesmo? Trouxemos aqui algumas dicas para que você mande muito bem na hora de escolher o presente de bodas de ouro.

  1. Pense nos dois

Na hora de presentear é importante você lembrar que a comemoração diz respeito ao casal e não apenas a um dos dois. Uma dica maravilhosa é presentear o casal com a diária de uma pousada ou passagens para um local especial.

  1. Abuse do dourado

A tradição de algumas culturas de presentear o casal que completa bodas de ouro com objetos dourados pode ser facilmente aplicada nesse caso. Então caso você tenha interesse de presentear os noivos assim, será um presente muito bem visto.

Utensílios decorativos, obras de exposição são ótimas opções tanto de presentes que contemplam os dois, e podem ser dourados (ou ter traços dourados) fazendo com que a tradição permaneça intacta.

  1. Represente os momentos

Outro presente que pode não ter um valor material alto, no entanto, ele possui um valor emocional bastante alto é um porta-retratos com fotos do casal. A ideia é que este presente relembre o casal de um momento que eles tenham passado juntos.

Procure fotos de uma viagem, da cerimônia oficial, das bodas de prata, ou uma bela foto em família que faça com que eles viagem no tempo e veja traços e sua trajetória até chegarem aos cinquenta anos de casados.

Escolha uma bela moldura para o porta-retrato, ou se preferir um quadro, se possível dourada com detalhes, com certeza será um presente que o casal jamais esquecerá.

  1. Algo que demonstre cuidado

Assim como um verdadeiro amor nasce e precisa ser cuidado para se manter vivo até o último dia da vida do casal, você poderá presenteá-los com uma bela planta, para que juntos o casal cuide dela assim como permaneceram 50 anos cuidado do seu amor.

Outra opção semelhante é um vaso de flores, as orquídeas são opções mais românticas e escolhidas para presentear alguém. Colocar as flores em um vaso dourado poderá proporcionar um toque mais especial para este presente.

Lembrancinhas

Bodas de Ouro Bodas de Ouro Bodas de Ouro

 

Após a celebração da festa é comum que os convidados além das memórias e das fotos queiram levar para as suas casas uma lembrança especial, por isso as lembrancinhas para bodas de ouro são feitas com tanto cuidado.

Claro que o tipo de lembrancinha vai variar de acordo com o estilo do casamento e com a quantidade de convidados, até porque quanto mais convidados mais investimento financeiro em lembrancinhas será feito.

É importante que você faça uma cotação antes de fechar com um fornecedor, outra dica é verificar as redes sociais para poder comparar estilos e valores. É importante também ver a possibilidade de fazer o pagamento à vista, dessa forma é muito mais provável que você consiga um bom desconto.

  • Bolo de rolo.
  • Alfajor
  • Caixinhas em MDF.
  • Almochaveiros.
  • Pequenos porta-retratos.
  • Garrafas com colônias.
  • Pequenos vasos com cactos ou suculentas.
  • Caixinhas de acrílicos com bombons.
  • Copos ou taças personalizadas.
  • Sabonetes com o formato de flores.
  • Toalhas de rosto com os nomes do casal bordados.
  • Quadros de cerâmica ou MDF.