Festa Junina

A festa junina é comemorada em todo o país. No entanto, em algumas localidades, é de formas diferentes.





Em se tratando dessa festança, não importa se você comemora bem ao estilo caipira ou se de maneira mais modernizada. A intenção é sempre se divertir com as brincadeiras, dançar e comer as comidas típicas – o melhor de tudo!

festa junina
Foto: Reprodução.

Neste post, vamos falar mais a respeito desse grande evento nacional, suas tradições, decorações e muito mais. Leia até o final e confira!

Qual a origem das festas juninas?

As festas juninas foram introduzidas pelos portugueses a partir do ano de 1500. Na Europa, estas festividades foram celebradas durante séculos, por ocasião do solstício de verão.

festa junina
Foto: Reprodução.

Coincidiam com a data da colheita, embora, após a chegada do cristianismo, recebesse um significado religioso.

O engraçado é que, apesar de sua formação católica, logo entraram na cultura brasileira. Os indígenas e afro-brasileiros também se apropriaram delas como se fosse algo típico.

A festa junina refere-se a três santos:

  • 13 de junho para Santo Antônio;
  • 24 de junho para São João;
  • 29 de junho para São Pedro.

Embora os três santos sejam celebrados durante o mês junho, o nome “junina” vem do festival de São João.

Como decorar uma festa junina?

A decoração da festa junina encanta o público por conta da explosão de formas e cores nos itens usados. A palavra de ordem é: quanto mais for colorido, melhor será.

enfeites festa junina
Foto: Reprodução.

Essa mistura de tons proporciona visuais caseiros e aconchegantes, muito próximos do que vemos no dia a dia rural. Aliás, as decorações geralmente consistem em retalhos de tecidos e palha, em especial, de coco.

Em se tratando de decorar uma festa do tipo, nada pode ser considerado exagero. Contudo, existem elementos que não podem faltar, como por exemplo:

  • Fogueira – Pelo mês ser frio, as festas juninas utilizam muito a fogueira para esquentar o ambiente. Se o local não permitir uma fogueira de verdade, basta fazer uma artesanal de papel;
fogueira junina
Foto: Reprodução.
  • Bandeirinhas – As bandeirolas são um dos itens principais da festa junina. Você pode comprar prontas em casas de festas ou fazer usando cartolina ou papel de seda. Tamanhos e formatos ficam ao seu encargo;
bandeirinhas são joão
Foto: Reprodução.
  • Barraquinhas – As barraquinhas são também essenciais na decoração. Elas podem ser nomeadas, como “pescaria”, “barraca do beijo” ou “bingo”.
barraquinhas são joão
Foto: Reprodução.

Qual a importância das festas juninas?

Depois do carnaval, a população já começa a pensar na festa junina. No ambiente escolar, certas instituições buscam organizar vários eventos no intuito de incentivar a interação entre comunidade e escola.

Outro elemento importante dessas comemorações é a promoção da cultura, já que, além da diversão, faz parte do culto popular. É um evento que acaba se tornando uma ótima oportunidade para se trabalhar os costumes e histórias regionais.

Comidas típicas de festa junina

Assim que chegou no Brasil, lá no XVII, as festas juninas acabaram incorporando parte da cultura brasileira. Vários aspectos já comuns do nosso povo foram absorvidos.

Além da dança em torno da Fogueira de São João, as comidas típicas são itens importantes na comemoração. Entre os mais difundidos estão:

  • Milho – Originalmente, em Portugal a “festa junina” era uma tradição que celebrava a colheita do trigo. Como, na época, o Brasil produzia tanto esse produto, começou-se a celebrar a colheita do milho. Nos dias de hoje, podemos encontrar nos eventos juninos: pipoca, canjica, curau, pamonha, broa, entre outros;
comida são joão
Foto: Reprodução.
  • Amendoim – Uma das guloseimas mais populares nessa época é o amendoim e seus derivados, como paçoca e pé de moleque. Ele também pode ser servido com açúcar ou sal, em cones coloridos;
comida são joão
Foto: Reprodução.
  • Bolos – Os bolos também não podem faltar nas festas juninas. Encontra-se uma variedade enorme entre mandioca, fubá e até mesmo o “nega maluca”. Este último é um bolo bem cremoso com chocolate incorporado em sua massa e com cobertura de brigadeiro e granulado.
bolo são joão
Foto: Reprodução.

Outras guloseimas

Existem outras guloseimas deliciosas que vemos muito durante as comemorações do mês. Alguns exemplos são:

  • Maça do amor;
  • Cachorro quente;
  • Batata-doce assada;
  • Pinhão cozido;
  • Queijadinha;
  • Quentão (bebida);
  • Arroz doce;
  • Canjica;
  • Entre outros.

Como fazer balão de festa junina

Como parte essencial da festa junina, não dá para deixar de lado o balão. Ele pode ser produzido de várias formas e cores. Mas, para você aprender como se faz, escolhemos um jeito prático de te mostrar, como no passo a passo abaixo.

balão junino
Foto: Reprodução.

Materiais:

  • Papéis de seda nas cores amarelo e verde;
  • Barbante mais fino;
  • Palito de dente.

Passo a passo:

  1. Corte um quadrado no papel de seda do tamanho que desejar.
  2. Faça algumas dobras de um ponto (canto) até o outro, de maneira que forme um X. Em seguida, dobre no meio e para o lado, a fim de formar uma cruz.
  3. Assim que fizer as marcações, dobre o quadrado ao meio.
  4. Vá dobrando as laterais no sentido interno do papel para formar um triangulo de quatro pontas.
  5. Faça a dobradura das pontas do triangulo voltadas para dentro dele, até formar um losango.
  6. Por conseguinte, dobre as quatro pontas desse losango no sentido de dentro da abertura formando um triangulo.
  7. Agora, basta dobrar as pontas papara o lado em diagonal, depois dobre de novo colocando para o lado de dentro do triangulo. Faça o mesmo com as quatro pontas.
  8. Caso você sobre e sinta que não está seguro, coloque fita adesiva entre as dobras para fixar melhor.
  9. Para finalizar, é só fazer o buraco para pendurar. Fure o balão na parte superior com palito de dente. Passe a linha e pendure-o!
balões festa junina
Foto: Reprodução.

Dicas de lembrancinhas para festa junina

Garrafinhas

garrafinhas juninas
Foto: Reprodução.

Uma boa ideia é utilizar garrafinhas de plástico ou vidro e decorá-las com tecido. No bico, coloque pequenos chapéus de palha. Complemente com laços coloridos para dar o charme final. Recheie com balinhas coloridas.

Latas

Nada melhor do que usar de reciclagem e criatividade para oferecer lembrancinhas na festa junina. As latas podem ser cobertas com tecidos xadrez ou bem floridos.

latas
Foto: Reprodução.

Cole com cola quente os elementos que mais achar interessantes, como bandeirinhas e balõezinhos. Dentro, você pode colocar doces variados.

Saquinhos de tecido

saquinhos festa junina
Foto: Reprodução.

Os sacos de lembrança feitos de tecido e fechados com fita em cetim são lindos. Além de caber pipoca e outras guloseimas, ainda dão um charme a mais até na decoração.

saquinhos de tecido
Foto: Reprodução.

Espantalho de garrafa

Uma ideia super bonitinha e fofa são as cabeças de espantalhos em isopor colados nas garrafas decoradas. Você só precisa cortar as garrafas, pintar as bolas de isopor e usá-las como “tampa”. Fica muito bacana, além de original.

Espantalho de garrafa
Foto: Reprodução.

Ideias para decorar uma festa junina

Pipoca dentro do cone

Festa junina sem pipoca nem é festa. Para unir as comidas típicas com a decoração, uma sugestão ótima é servir as pipocas em cones bem coloridos. Fica perfeito para a comemoração de São João.

Pipoca dentro do cone
Foto: Reprodução.

É barato, simples e pode ser usado tanto com ou sem suporte. Fica ao seu critério!

Guirlanda junina com balão e chapeuzinho

guirlanda junina
Foto: Reprodução.

Outra ideia simplória e bonita são as guirlandas. Suas bases são de isopor, revestidas com tecidos remendados. Basta então decorar da forma como preferir: com bandeirinhas, balões ou chapeuzinhos.

Porta talheres em lata

A lata é um item multifuncional. Pode servir como lembrancinha e decoração também. Nesse caso ela vira um porta talheres bem original. É só cobrir com papel ou tecido. Caso queira complementar, adicione alguns laços de fita.

porta talheres
Foto: Reprodução.

Fogueirinha

Que tal fazer uma mini fogueira com papel de seda laranja e amarelo para o fogo? Simulando a lenha, use rolinhos de papelão pintados de marrom. Fixe com cola quente e arrase na sua festa junina!

Fogueirinha
Foto: Reprodução.

Tradições das festas juninas

Fogueira de São João

A fogueira faz parte de uma tradição pagã. É uma maneira de comemoração do solstício de verão.

Fogueira de São João
Foto: Reprodução.

Durante a Idade Média, no processo da cristianização, as fogueiras passaram a ser um elementos da festa em homenagem a São João Batista.

Fogos de artifício

Segundo as tradições populares, o fogo de artifício serve para “acordar” São João. O costume também veio de Portugal e se disseminou por aqui, especialmente no Nordeste.

Fogos de artifício
Foto: Reprodução.

Quadrilha

quadrilha junina
Foto: Reprodução.

Originou-se das danças populares camponesas da Europa lá na Idade Média. Quando chegou ao Brasil, fundiu-se com outras danças e outras tradições culturais do nosso país.

quadrilha juninas
Foto: Reprodução.

A quadrilha faz a representação animada de aspectos da vida rural, variando de região para região.

quadrilhas são joão
Foto: Reprodução.

Em suma, a festa junina é uma comemoração rica em cores e animação. Suas músicas e comidas típicas ressaltam a importância da herança cultural brasileira.

Festa Junina
5 (100%) 1 vote[s]



Mais Sobre Decoração

Decoração Festa da Moranguinho

Festa da Moranguinho

Festa da Moranguinho – A moranguinho é uma personagens que existe já há algumas décadas …