Skip to content
Plantas de Casas


Mêsversário

As pessoas tendem cada vez mais a entender que a efemeridade da vida é motivo suficiente para se comemorar cada pequeno momento e conquista, valorizando cada instante proporcionado pelo (nem tão) simples ato de viver.

Esta valorização levou ao desenvolvimento de outros marcos ou datas comemorativas que vão além de datas festivas como o Natal e o Ano Novo e dos aniversários que ocorrem com a freqüência de um ano.

Dentre estas novas datas comemorativas está o mêsversário, que, conforme já indica seu nome, possui comemoração mensal. A seguir iremos conhecer mais sobre o que é mêsversário, assim como dicas de idéias, temas, entre outros.

O que é Mêsversário?

Conforme dito acima, o mêsversário é uma data comemorativa que ao invés de respeitar ciclos anuais é realizado mensalmente, correspondendo à contagem, mês a mês a partir de uma data inicial.

É muito comum que comemorações desta natureza sejam realizadas para bebês até que completem um ano de vida e possibilita aos pais registrarem o crescimento e desenvolvimento da criança mensalmente.

Isto é importante na medida em que o bebê se desenvolve e cresce com extrema rapidez, apresentando nítidas alterações físicas a cada mês. Assim, o mêsversário permite aos pais que registrem cada pequena mudança e crescimento.

Além disso, um dos fatores que tornou tendência esta comemoração entre os pais é o fato e que vivemos numa era em que redes sociais destinadas à postagem de fotos e registros caseiros são comuns e de cada vez mais qualidade.

 

mêsversário

Na sequência iremos ver dicas de como organizar um mêsversário e garantir seu sucesso!

Como organizar

Como o mêsversário ocorre mensalmente, é comum que ele seja reservado aos pais e alguns amigos e familiares mais próximos, como tios e avós do bebê, não exigindo grande quantidade de pessoas ou de elementos.

Indica-se que a organização de um mêsversário ocorra de maneira antecipada, com envio dos convites aos convidados com ao menos uma semana de antecedência e escolha das comidas e bebidas que serão servidas a eles.

Caso se opte pela utilização de um tema específico os pais devem procurar formas de realizar esta decoração, que pode ser feita de maneira caseira ou pela contratação de um profissional da área, tudo a depender da intenção de gastos.

Ainda, é possível que os próprios familiares realizem o registro fotográfico do bebê e dos convidados que ali estão. Caso se opte por um profissional, indica-se que se busque fechar um pacote completo de doze sessões, o que pode baratear o serviço.

Certifique-se, ainda, de realizar a comemoração em um horário que não atrapalhe a rotina do bebê, que pode se irritar pela presença de estranhos e pelo fato de ser mantido acordado em um momento no qual geralmente estaria dormindo.

Temas

Há inúmeras possibilidades de temas que podem ser utilizados para comemorar o mêsversário, o que dá margem à utilização da imaginação dos organizadores.

Para mêsversários de bebês, os temas mais utilizados são:

  • Animais, como cachorro, gato, passarinhos, ou, ainda, aqueles típicos de selvas e safáris, como leões, elefantes, onça, zebra, hipopótamo;
  • Flores e plantinhas, além de outros elementos da natureza, como sol, lua e nuvenzinhas;
  • Esportes, como o futebol, tênis, vôlei, natação;
  • Personagens de franquias literárias e do cinema dos quais os pais são fãs, como Harry Potter, Star Wars, Snoopy, Turma da Mônica, Super-Heróis, Smurfes, Alice no País das Maravilhas;
  • Animações, como Toy Story, Shrek, Valente, Frozen;
  • Personagens da Disney, como Minnie, Mickey, Pateta, Cinderela, Ariel, Jasmine, Peter Pan, Sininho, Rei Leão;
  • Bandas musicais amadas pelos pais;
  • Barbie;
  • Unicórnios;
  • Carros, trens e aviões;

mêsversário Mêsversário mêsversário Mêsversário

Estes são apenas alguns dos temas possíveis de serem utilizados, havendo variadas possibilidades e variações mensais entre os temas.

Os temas podem ser representados por decorações na mesa, parede, bolo temático e, ainda, vestindo o bebê de forma a remeter à inspiração da festa. Já imaginou, por exemplo, o quão fofo é um bebê vestido de Harry Potter, super-herói ou leãozinho?

Mêsversário Mêsversário

A regra é: use a imaginação de maneira livre. É possível se buscar alguns exemplos na internet, como tutoriais decorativos e listas modernas e atualizadas de temas, os quais entram e saem da moda em ciclos.

Ideias para comemoração

Realizar uma festa mensal para comemoração de um novo ciclo completado pelo bebê pode parecer uma tarefa árdua, mas aqui apresentaremos algumas dicas para facilitar sua vida e garantir o sucesso de sua comemoração.

É possível que mesmo antes do primeiro mêsversário da criança os pais já decidam quais os tipos de temas que querem utilizar, interligando-os. Assim, ao invés de ter um novo tema todo mês, tem-se 12 comemorações com temas conectados entre si.

Assim, caso o casal opte por realizar comemorações inspiradas na natureza, é possível que em cada mês a decoração seja feita com pelúcias e imagens de bichinhos diferentes.

Neste exemplo acima, pode-se utilizar decorações que remetam a leõezinhos no primeiro, elefantinhos no segundo, oncinhas no terceiro e por aí adiante, sempre interligado ao tema de selva. Nada impede, também, de se vestir o bebê a caráter.

Mêsversário Mêsversário

No caso de escolha de franquias literárias, como Harry Potter, também é possível que em cada mês seja utilizado um personagem da franquia ou algum acontecimento importante na história.

mêsversário harry potter

Isto permitirá que ao final do ciclo de doze meses se tenha um álbum completo do bebê com base em um tema que possibilita variações inúmeras dentro de si mesmo.

Ainda, nada impede que cada em cada mês haja a utilização de um tema diferenciado. No caso de bebê menina, pode-se utilizar no primeiro mês flores, no segundo princesas, no terceiro fadas, no quarto unicórnios, e aí por diante.

Percebe-se, assim, que não há uma regra para se realizar os mêsversários, cuja ocorrência deve seguir apenas o desejo e criatividade dos organizadores.

Mensagens de Mêsversário

São várias as mensagens que podem ser enviadas aos pais para felicitações de um mêsversário criança, ou dedicadas à leitura da própria criança quando atingir idade para tal.

Seguem alguns exemplos para te inspirar na hora de preencher o cartão:

  • “Parabéns por mais um mês de vida! Que você continue se desenvolvendo com saúde, pois o amor e conforto são por nossa garantia!”
  • “Desde que você chegou ao mundo mudou completamente a forma como eu vejo a vida, que se tornou muito mais leve, alegre e amorosa. Obrigada por me mostrar uma forma diferente de amor, que só cresce a cada mês.”
  • “A família nunca mais foi a mesma depois da sua chegada, que trouxe muito mais alegria e amor, estreitando os laços familiares. Parabéns aos seus pais por nos proporcionarem esta alegria e a você, que a cada mês se mostra mais esperto, carinhoso e encantador”.
  • “Pequeno pacotinho de amor, saiba que você é a coisa mais importante que já aconteceu em nossas vidas. Agradeço aos seus pais por nos permitir fazer parte de sua vida e a você por nos encantar cada dia de uma forma diferente”.