Como Tirar Ar do Cano

Saber como tirar ar do cano é muito importante pois o ar no cano é um fato comum de acontecer, e as causas podem ser a falta de água na sua região ou sujeira na caixa de água.

A água parou de sair das suas torneiras? Surgiu um barulho estranho na sua torneira, que parece que alguém está assoprando lá de dentro do seu cano? Isso são sintomas de ar no cano!





Mas para resolver esse problema é fácil, nesse artigo você verá como tirar ar do cano e por que se deve tirar ar do encanamento.

Além disso descobrirá se existe no mercado algum aparelho para ajudar a retirar e prevenir e se ele realmente é eficiente. E também algumas dicas para evitar que isso ocorra novamente, acompanhe logo a seguir todas essas informações! 

Como Tirar Ar do Cano
Foto: Reprodução

Por que tirar ar do cano?

A retirada de ar do encanamento deve ser feita quando se observa que a água não está mais saindo na tubulação de sua casa.

A água não chegará as saídas que existem em seu imóvel, como torneiras, chuveiros, vaso sanitário. A presença de ar nos canos se dá por algumas razões, entre elas:

  • Falta da limpeza de caixas d’água
  • Fechamento de registro para algum conserto no encanamento
  • Falta de água no bairro.

Além da falta de água no encanamento, você pode ter também a falta de pressão e alterações na saída da água, hora mais fraca outra mais forte. Por isso você deve tirar ar do encanamento, afim de ter o abastecimento normalizado.

Há solução para quando isso ocorre, veja a seguir algumas dicas de como realizar a retirada do ar no encanamento

Como tirar ar do cano corretamente?

Para tirar ar do cano corretamente você deve tomar três medidas iniciais afim de liberar o ar que se encontra na tubulação e forçar a água a correr entre os canos novamente.

  • Primeiro: Pressione a descarga afim de que com a pressão da descida da água o ar seja empurrado para fora do encanamento
  • Segundo: Abra as torneiras para que a força da água empurre esse ar para fora. É normal que se saia muito barulho de ar e água volte para a torneira aos poucos e fora de controle. Geralmente isso acontece quando há falta de água no sistema.
  • Terceiro: Antes de fazer esse passo desligue a força do chuveiro, coloque a chave no verão, desligada, afim de que quando você ligar não queime a resistência do chuveiro. O terceiro passo é deixa o ar sair pelo chuveiro, lembrando da atenção inicial, o chuveiro deve estar desligado. 

Existe algum aparelho para remover o ar da tubulação?

Atualmente no mercado existem aparelhos para remover o ar da tubulação, como por exemplo:

  • Válvulas bloqueadoras de ar que podem ser instaladas em caixas d’água.
  • Bomba d’água, que é conectada ao encanamento e que promete a retirada do ar ali existente além de reduzir o valor da conta de água do consumidor.

Entretanto, há controvérsias sobre a eficiência desses produtos. Segundo estudos do Inmetro os produtos disponíveis são ineficientes e podem contaminar a água.

Considerações finais

A presença de ar no encanamento é um fato comum que ocorre no dia a dia, não há como evitar e suas soluções são simples pois não é nada grave.

Veja dicas importantes para você prevenir que isso não ocorra são:

  • Fechar o registro quando houver falta de água na sua casa
  • Manter a limpeza da caixa de água em dia

Caso ocorra a entrada de ar em seu encanamento, realize as dicas desse artigo e caso aja maior necessidade procure um profissional especializado para lhe melhor auxiliar.

Como Tirar Ar do Cano
5 (100%) 4 votes