Jardim de Inverno





Jardim de inverno é aquela coisa de que muitas pessoas sonham em ter em casa, mas, por falta de espaço, planejamento ou dinheiro, acabam deixando de lado.

Porém, com técnicas modernas e profissionais competentes, o sonho de ter um jardim de inverno, isto é, a natureza em casa ficou mais fácil. E barato também.

Neste texto, você saberá tudo o que precisa sobre jardim de inverno.

Depois de lê-lo, cabe a você estudar, analisar e ver se é possível ter um em casa.

jardim de inverno

Afinal, o que é jardim de inverno?

Jardim de inverno, de forma bem clara e sucinta, é um espaço (ou cômodo, se preferir) da casa em que plantas e, em alguns casos, bancos ficam a céu aberto.

Na verdade, a questão de céu aberto é bem discutível, pois muitas pessoas preferem ter o jardim de inverno “coberto” por telha transparentes ou vidraça.

Uma forma bem grosseira de dizer, jardim de inverno é um “buraco” na casa em que a luz solar incide diretamente sobre ele, tornando possível o cultivo de plantas e, como já dito, um espaço para relaxar, ler livro ou, apenas, ficar em um contato mais próximo à natureza.

Este espeço é, geralmente, coberto por alguma grade ou vãos menores em concreto, ações que servem para evitar a entrada de, por exemplo, ladrões que podem ver, neste lugar, um espaço fácil para adentrar a casa.

Além desta rápida explicação, você verá fotos sobre diversos estilos de jardim de inverno.

Quais são os tipos de jardim de inverno?

Jardim de inverno não tem, ao certo, tipos específicos, pois, em si, jardim de inverno é o que foi dito no começo deste artigo.

A questão que “diferencia” este modelo de jardim é o local onde ele é “instalado”, se assim pode ser dito. Afinal, o mesmo pode ser feito em espaços da casa, como: sala, quarto, cozinha e/ou banheiro.

Para que fique mais fácil a compreensão de cada jardim de inverno nos espaços acima mencionados, eles serão divididos em tópicos.

Jardim de inverno na sala

Jardim de inverno na sala é, provavelmente, o mais procurado e escolhido pelas pessoas que pretendem ter este espaço em casa, pois ele, além de agradar os proprietários da residência, também podem agradar possíveis visitas.

Tal encanto se deve ao contato com a natureza e também pelo fato do jardim de inverno não ser uma tradição, o que pode encantar e surpreender que vai à uma casa que o possua, ainda mais na sala, ponto de encontro e bate-papo.

Jardim de inverno na sala

Jardim de inverno na sala

Jardim de inverno no quarto

Uma coisa bem bacana e diferenciada é utiliza-lo no quarto, apesar de ser algo mais privado quando comparado com o jardim de inverno da sala, pois, diferentemente do citado acima, fica em um espaço mais recluso, sem o mesmo acesso que há no espaço “social” da casa.

Idealizado por amantes da natureza, o jardim de inverno no quarto, na maioria dos casos, serve como lugar que traz mais harmonia ao quarto e, em alguns casos, faz com o morador se sinta, realmente, no meio da natureza ao acordar ao som dos pássaros e os primeiros raios de Sol.

Jardim de inverno no quarto

Jardim de inverno no quarto



Jardim de inverno na cozinha

Jardim de inverno na cozinha é procurado por pessoas que querem cozinhar ou, em alguns casos, realizar as suas refeições admirando a natureza, mesmo que seja só uma parte dela.

Geralmente, é mais procurada por casais, já que aumenta a cumplicidade dividida no espaço.

Jardim de inverno na cozinha

Jardim de inverno na cozinha

Jardim de inverno no banheiro

Este, perto dos já citados, é o cômodo em que o jardim de inverno é menos usual, já que o espaço ao “ar livre” pode dar um ar de invasão na privacidade.

Agora, para quem defende e tem jardim de inverno no banheiro, a defesa é de que tal natureza dá uma sensação maior de liberdade e contato com o ambiente externo.

Jardim de inverno no banheiro

Jardim de inverno no banheiro

Cuidados com jardim de inverno

Ter um jardim de inverno em casa pode transformar o seu sonho em pesadelo, pois há alguns cuidados que, se não tomados, podem atrapalhar sua vida e causar transtornos.

Confira alguns cuidados que você deve ter com jardim de inverno em casa:

  • Escolha plantas ideias para espaços reduzidos, isto é, que tenham crescimento que podem ser regulados por podas e que sejam adaptáveis à falta de luz durante partes do dia;
  • No período de frio, pode as folhas secas e regue menos as plantas;
  • Se possível, tenha uma proteção contra chuvas fortes e/ou ventos (específico para áreas que são acometidas por tais ações da natureza).
  • Preste atenção em quaisquer indícios de pragas ou animais indesejáveis.

Dicas para fazer um jardim de inverno pequeno

Para que você possa ter um jardim de inverno em casa, some os cuidados já citados com as dicas a seguir:

  • Tome a decisão e escolha bem o lugar em que o jardim de inverno será feito;
  • Após decisão tomada, procure profissionais que poderão dar mais segurança e excelência noi serviços (arquitetos, engenheiros, jardineiros, decoradores …);
  • Além das plantas, confira outros materiais que podem embelezar o jardim (pedras coloridas, bancos para descanso, madeiras soltas em que possam ser colocados alimentos para pássaros).

Agora, dê uma olhada em algumas fotos de jardins de inverno e imagine qual melhor se encaixa no seu sonho e – Quem sabe? – na sua casa.

Jardim de Inverno
5 (100%) 6 votes