Originária da América Central, o Lírio da paz, se adapta muito bem ao nosso clima tropical. O seu nome científico é Spathiphyllum wallisi. Mas também ficou conhecida popularmente como bandeira branca.

Tem sido utilizada amplamente em decorações. Pois como geralmente não são grandes, fica fácil escolher um cantinho para harmonizar com elas.

É uma ótima opção para quem quer trazer além de beleza visual, mais vida a decoração de algum ambiente.

Lírio da Paz
Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre ela.(Foto: Reprodução)

Características da planta

O Lírio da paz é uma planta pequena, com flores brancas e folhas bem verdes e longas. Geralmente não chega a mais de 50cm, sendo ótima para ambientes internos.

Costuma florescer duas vezes por ano, no verão e na primavera. O Lírio da paz costuma viver por bastante tempo e suas flores são bem perfumadas.

Não se adaptam bem a tempo abaixo dos 15ºC. Além disso precisam de luz, apesar de não poderem ficar expostas ao sol. Já que isso queima suas folhas e as torna amareladas.

Muita gente acredita que a flor é a parte branca, quando na verdade essa parte é somente a folha que acompanha a flor. Sendo assim, a flor é aquela parte mais alongada da ponta, que chega a parecer uma espiga.

Qual o significado do lírio da paz?

Essa planta é cheia de significados e pessoas mais crentes acreditam que ela possa filtrar energias do ambiente. Muitos creem que toda a más energias são sugadas por ela.

Mas, há também propriedades reconhecidas cientificamente. Já que ela faz parte de um grupo reconhecido pela NASA como purificadoras de ar. Sendo assim é comprovado que ela ajuda a decompor e a neutralizar gases tóxicos.

Como regar o lírio da paz?

O Lírio da Paz é uma planta que precisa de umidade. Portanto seu solo deve ser regado todos os dias, quando for verão. Entretanto, com o clima mais ameno, é possível regá-la apenas 4 vezes na semana.

Vale lembrar que ela também não pode ter seu solo encharcado. Além disso, precisa de luz, mas não pode ficar exposta ao sol.

É importante também borrifar água em suas folhas quando essa planta ficar dentro de casa. Somente assim será possível manter o brilho verde das folhas, veja a seguir quais tipos de lírios da paz existem.

Tipos de Lírio da Paz

Sempre se escuta falar de alguns tipos de lírios da paz. Logo, entre os mais conhecidos estão o lírio de paz gigante, lírio amarelado e o lírio vermelho. Aqui embaixo tem algumas coisas que você precisa saber sobre eles.

Lírio da Paz Gigante

Lírio da Paz Gigante
Foto: Reprodução.

 

A grande diferença entre esses dois é quanto ao seu tamanho. Já que o lírio da paz gigante pode chegar a até 70cm de altura. Portanto precisa ser colocado em lugares maiores

Essa espécie é muito parecida com o Lírio da paz que nós já conhecemos. Logo seu cultivo, é bem parecido com o dela.

Outra diferença que é muito comum é que, com o tempo, pode ser que sua flor fique um pouco esverdeada. Isso acontece principalmente quando eles são mantidos somente na sombra.

Lírio Amarelado

Lírio Amarelado
Foto: Reprodução.

Apesar de ser comum as pessoas acharem que esse é um tipo do lírio da paz, na verdade não é. Na realidade essa confusão acaba acontecendo quando o lírio fica sem a incidência de nenhuma luz.

Já que precisam dela, quando ficam todo o tempo na sobra, podem acabar ficando amarelados. Entretanto, vale a pena ressaltar que a planta também não está doente.

Lírio Vermelho

Lírio Vermelho
Foto: Reprodução.

O que muitos acreditam ser uma outra espécie do lírio da paz, na verdade é outro tipo de planta. Sendo assim, não há lírio da paz vermelho e sim uma outra espécie de planta chamada antúrio.

Esse engano acontece porque as suas flores são bastante parecidas. Porém o que muda é a coloração das folhas que a acompanham. Logo, quem não tem um conhecimento mais profundo em plantas pode acabar confundindo as espécies.

Como fazer mudas da planta

O Lírio da Paz pode ser plantado em vasos ou até mesmo em canteiros. Desde que ele não fique exposto ao sol.

O melhor momento para plantar uma muda é quando a planta estiver sem flores. Entretanto é ainda aconselhado que sejam em épocas mais frescas como outono.

Depois de separar as mudas e retirar raízes e folhas velhas é necessário coloca-la em um vaso fundo com areia grossa. Depois disso, é interessante que seja colocado um adubo orgânico.

Geralmente, o lírio da paz demora até 1 mês depois desse procedimento para ter novas folhas. Por isso é indicado que seja regada diariamente nesse período.

Como cuidar do Lírio da Paz

É sempre aconselhado que seu lírio da paz seja adubado a cada 30 dias. Além disso não pode ficar no sol, mas precisa de luz.

Entretanto, não gosta de temperaturas muito baixas. Ficar a menos de 15º e evitar altas quedas de temperatura, pois podem prejudicar a sua planta. E por último, é primordial que a sua terra esteja sempre úmida ,fofa, com possibilidade para a oxigenação.

Lírio da Paz
5 (100%) 5 vote[s]