Manacá da Serra

O Manacá da Serra é uma espécie arbórea de médio porte (em torno de 12 metros de altura e diâmetro altura do peito (DAP) de 30 centímetros), a planta cujo nome cientifico é Tibouchina mutabilis é originária do bioma Mata Atlântica, especificamente dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais.

No entanto, o Manacá da Serra possui alta adaptabilidade climática e se adapta em diversas regiões do Brasil. A espécie é amplamente utilizada em projetos de arborização urbana, dada a sua beleza e adaptação.





Manacá da Serra
Foto: Reprodução

Conheça a seguir as principais características e dicas para cuidar da espécie aqui neste post até o final do conteúdo. 

O que é Manacá da Serra?

O Manacá da Serra é uma arvore que chama a atenção por sua beleza, a planta floresce na cor branca, ao longo da vida vai mudando de cor (tons de rosa) e no seu último estágio se torna roxa.

É uma excelente espécie para arborização urbana (como supracitado acima), além de que possui uma “espécie anã” que pode ser usada em calçadas e quintas, pois chega somente aos 3 metros de altura.

Além de Manacá da Serra, a planta recebe outros nomes nas diferentes regiões brasileiras, como: cuipeúna, jacatirão, flor de maio, pau de flor, flor de quaresma e jacatirão de capote.

Como mencionado acima, tal arvore possui alta adaptabilidade climática, no entanto, seus climas favoritos são: tropical, subtropical e equatorial.

Manacá da Serra Anão

O Manacá da Serra Anão é uma subespécie da planta que estamos abordando no post, a qual recebe o nome cientifico de Tibouchina mutabilis, o grande diferencial do Manacá da Serra Anão é o seu tamanho, o qual não ultrapassa 3 metros de altura.

As características cênicas da espécie são as mesmas nos dois casos, existindo também as diferenças de cores nas flores.

Devido ao seu tamanho relativamente pequeno, o Manacá da Serra Anão pode ser plantado em jardins, vasos e em calçadas (desde que respeite as normas estabelecidas pela ABNT sobre o assunto).

Como plantar a planta

O plantio de Manacá da Serra é feito por transposição de muda, após cultivar as mudas de forma adequada, a transposição é feita da seguinte forma:

  • Separe a muda já desenvolvida, deixando a raiz limpa, tome cuidado para não quebra-la neste processo.
  • Ao abrir a cova, lembre-se de deixar o buraco maior que a raiz da planta;
  •  Se for a planta anã, coloque no vaso: terra vegetal, composto orgânico e areia, nas proporções 1/4, 1/4 e 2/4,respectivamente. Se for plantar solo aberto, adicione cerca de 200g de composto orgânico, dividido entre a cova e no “pé da planta”.
  • Coloque a planta e regue com água.
plantar manacá da serra
Foto: Reprodução

Como cuidar do Manacá da Serra

Os cuidados com o Manacá da Serra não são muito intensivos ou trabalhosos, antes de plantar, recomenda-se a escolha de um local que receba diretamente ou indiretamente a luz do sol.

Além de luz, a planta possui necessidades hídricas intensas, desta forma, precisa ser regada sempre, de preferência respeitando o período de 1-2 dias. Em épocas de frio intenso, é preciso checar se a terra está úmida e, a partir de então, definir a frequência de regar a planta.

Em relação à poda, recomenda podar arvore depois de passado o período de outono, as flores e galhos cortados podem ser colocados no pé da planta, ajudando-a na manutenção dos nutrientes.

Já no que se refere a adubação, colocar esterco ou composto orgânico é suficiente, recomenda-se essa pratica no final do verão.

Como fazer mudas

Para fazer mudas de Manacá da Serra basta seguir os seguintes passos:

  1. Prepare um recipiente (saco, vasinho, etc) com terra adubada e uma parte de areia;
  2. Corte um galho de um Manacá da Serra desenvolvido (aproximadamente 15-30 cm) ou então prepare as sementes (se for comprada, verifique se a mesma possui dormência);
  3. Cave um buraco e insira o galho (recomenda-se deixar na água por cerca de três dias para iniciar o processo de enraizamento), no caso das sementes, coloque de 5-10 sementes no buraco.
  4. Coloque a muda em um local que receba luz e seja arejado;
  5. Regue a muda regularmente, garantindo que a terra esteja sempre úmida (tome cuidado para não deixa-la encharcada).

Média de preço da planta

Em uma busca por lojas online, encontraram-se os seguintes valores de Manacá da Serra:

  • Muda: com cerca de 100 cm, custa em média R$ 40,00.
  • Sementes: sacos de 200 a 500 sementes custam em média R$ 30,00.

Cabe dizer que os valores variam pouco entre o Manacá da Serra e o Manacá da Serra Anão.

Curiosidades do Manacá da Serra

Dentre as principais curiosidades sobre a espécie, destaca-se:

– A madeira do Manacá da Serra é útil na construção civil, apesar de ser pouco resistente, é amplamente utilizada.

– A espécie é uma das comuns em diversos estados brasileiros em projetos de arborização urbana.

– As flores do Manacá da Serra possuem propriedades medicinais e podem ser usadas no preparo de chás.

manaca da serra anão
Foto: Reprodução

Considerações finais

Contudo, pode-se dizer que o Manacá da Serra é uma espécie de fácil manutenção e pode ser plantada em diversos ambientes e climas distintos.

Manacá da Serra
5 (100%) 8 votes