O que é o canto alemão

São móveis como sofá e cadeiras decorados em L em volta de uma mesa. Ele geralmente é utilizado em bares mas vem conquistando adeptos em todo o mundo para ser utilizado em casa.

canto alemão
Foto: Reprodução.

Esta decoração tem um ar despojado que pode ser feito no canto da sala de estar e também no ambiente onde é feito o tão amado churrasco.

O canto alemão tem este nome devido aos pubs que na Alemanha são bem deste estilo. Ele pode ser feito em estilo colonial com madeira clara e com gravuras geométricas em estilo romântico ou mais arrojado.

canto alemão
Foto: Reprodução.

O canto alemão é muito usado em chácaras, fazendas e também na praia, pois torna o espaço mais bem utilizado. E isso de maneira charmosa e bem diferenciada.

Ele pode ser feito em madeira e MDF para sofá e cadeiras. Estofadas ou não, com mesa em madeira ou em vidro temperado.

Esta maravilhosa invenção da arquitetura para ambientes, também é excelente para locais pequenos como por exemplo um apartamento. Você pode ter já imbutido na parede ou somente encostado.

canto alemão
Foto: Reprodução.

Como fazer um canto alemão estofado

O canto alemão fica mais alegre e convidativo quando é estofado. Por isso o canto alemão estofado é um dos mais procurados. E para fazer este pedacinho do céu, seguem as dicas para você acertar nesta escolha:

Altura do assento do sofá

Geralmente a altura aceita como padrão de bancos e cadeiras de jantar é 50 cm. Destes 50 cm desconte por exemplo uma almofada com altura de 7 cm.

Sendo assim, a altura total do sofá, cadeira ou banco, deve ser de 43 cm e mais 7 cm da almofada que fica um total de 50 cm. Se passar dessa metragem, ficará desconfortável, principalmente para pessoas mais altas.

Canto morto

Você pode fazer o canto alemão com banco em forma de baú ou não. Mas o principal de tudo é fazer seu banco estofado com o canto morto.

Bem ali onde é a união das estremidades. Isto é necessário para não ter atrito entre o tampo e o encosto.

 

Tipos de canto alemão

O canto alemão tem vários estilos e formatos. Por isso, trouxemos aqui algumas opções para sua escolha:

Canto alemão pequeno

O canto alemão pequeno é o queridinho das kitinetes, apartamentos e casas com cômodos pequenos. Geralmente é composto por um sofa com baú o não pequeno, com mesa e no máximo 2 cadeiras.

canto alemão pequeno
Foto: Reprodução.
canto alemão pequeno
Foto: Reprodução.

A opção de materiais podem ser em madeira, com estofado ou não e também em mdf. Também em a opção muito fashion de usar um banco muito estiloso ao invés de cadeiras.

Canto alemão rústico

Este canto alemão é um parque de diversões para quem quer ousar e abusar. Você pode ser ousada e usar até madeiras de demolição que tem formas e padrões bem distintos.

canto alemão rustico
Foto: Reprodução.
canto alemão rustico
Foto: Reprodução.

Você também tem a opção de fazer com madeira maciça em tons claros ou escuros com nuances de cores diferentes da madeira. Fazer estofado ou não, fica ao seu critério.

Canto alemão capitone

O estofado capitone veio da Inglaterra em 1.840. Trabalhado de forma manual, ele tem trâmites em cordões e fios grossos que formam saliências quadradas ou retangulares, dividindo o acolchoado.

canto alemao capitone
Foto: Reprodução.
canto alemao capitone
Foto: Reprodução.
canto alemão capitone
Foto: Reprodução.

Ele une sofisticação e bom gosto em uma infinidade de falsos furinhos feitos neste artesanato tão singular. Este trabalho é interessante usar somente no sofá imbutido ou somente encostado na parede.

Canto alemão planejado

O canto alemão planejado te dá a liberdade de fazer o sofá, cadeiras e mesas com formas, tecidos e estampas diferentes entre si de forma harmoniosa.

canto alemão planejado
Foto: Reprodução.
canto alemao planejado
Foto: Reprodução.
canto alemao planejado
Foto: Reprodução.

Cadeiras de plástico, coloniais com trançados em palha, cadeiras com estampas geométricas. Mesas em forma de balcão com cores infinitas.

Aqui o objetivo é ousar deixando sua assinatura pessoal em cada ítem. Ousar é permitido desde que tudo fique em harmonia.

Seguem abaixo algumas dicas para seu canto alemão ser muito bem planejado:

  • Com baú: este é para quem quer aproveitar este espaço ao máximo. Isto usando o sofá do cantinho alemão para guardar os afins da residência. Pode ser feito estofado com pinturas costumizadas ou campestres no sofá e cadeiras.
canto alemao com baú
Foto: Reprodução.
canto alemao com baú
Foto: Reprodução.
  • Em madeira: Existe a opção de fazer o sofá do canto alemão e as cadeiras sem estofado. Neste caso é bom utilizar madeira maciça que tenha um pouco de brilho. Uma dica para os mais ousados, é usar madeiras de demolição.
canto alemão madeira
Foto: Reprodução.
canto alemão de madeira
Foto: Reprodução.
  • Com mesa de vidro: O canto alemão com mesa de vidro dão mais amplitude e dá mais destaque ao sofá e cadeiras. Ela pode ser redonda, retangular ou quadrada.
canto alemão c mesa de vidro
Foto: Reprodução.
canto alemão mesa de vidro
Foto: Reprodução.
  • Almofadas: Ao invés de utilizar um sofá embutido na parede, as almofadas é algo mais acessível, financeiramente falando. Ganha um ar mais descontraído e podem ser feitas tanto em estampadas neutras como mais despojadas.
    canto alemão com almofadas
    Foto: Reprodução.

    canto alemão de almofadas
    Foto: Reprodução.
  • Redondo: Este canto alemão pode ser um canto redondo! Isso mesmo! Você pode ter o sofá, mesa e cadeiras em forma arredondada no canto da sua sala, vai ficar um luxo só!
canto alemao redondo
Foto: Reprodução.
  • Patchwork: O patchwork é algo que veio para ficar em enfeites para cozinha, copa, quarto, agendas, mochilas e onde você imaginar. Aqui ele vai arrasar no sofá e cadeiras do seu cantinho alemão aconchegante.
canto alemão patchwork
Foto: Reprodução.
canto alemão patchwork
Foto: Reprodução.
  • Preto e branco: este estilo de cantinho vindo direto da alemanha tem um efeito visual espetacular. O preto e branco destaca este canto da casa como ninguém.
canto alemão preto e branco
Foto: Reprodução.

O canto alemão pode ser aquele lugar onde é o point da casa. Onde todos se encontram para conversar enquanto prepara o jantar ou para um café em uma data especial. E também para dormir uma soneca logo após o almoço.

canto alemão
Foto: Reprodução.

Com a correria da cidade grande e a necessidade de ter tudo mais prático em casa, o canto alemão faz sucesso. É uma opção que sai das mais tradicionais e convencionais. Pois une o sofá da sala de estar com a sala de jantar.

Ele é ótimo por economizar seu espaço e por ironia, criando um espaço novo na casa.

Canto alemão
5 (100%) 1 vote[s]