Quais são os tipos de sofá

Existem modelos de sofá de todos os tamanhos, formas, estampas e gostos. Tem os conjuntos tradicionais com dois e três lugares, retráteis e reclináveis, sofá de canto ou em L, sofá cama, sofa redondo e sofá com chaise.

Sofás retráteis e reclináveis1
Foto: Reprodução.

Sempre feito de madeira, molas, tecido resistente, algumas camadas de espuma, uma espécie de manta acrílica e correias que misturam plástico e látex. Isto tudo para a parte interna.

A parte externa é feita de algodão, couro, poliéster e tecidos com gravuras e figuras geométricas em alto relevo.

Sofás retráteis e reclináveis

Este é um dos modelos de sofá mais desejados e comprados nos lares mundo afora. O sofá retrátil  tem uma parte móvel que você pode utilizar esta parte tanto visível como retraída.

Sofá retráteis e reclináveis
Foto: Reprodução.

E o reclinável é destinado ao conforto e apoio confortável do corpo ao desfrutar um achonchego no sofá. Este modelo deixa bem claro que o objetivo dele é o relaxamento de descanso.

Sofás retráteis e reclináveis
Foto: Reprodução.

Sofá de canto ou em L

Entre os modelos de sofá, este usa o espaço de forma inteligente, pode ser usado para ambiente neutro e clean. E também para locais onde tem grande fluxo de pessoas.

sofá de canto
Foto: Reprodução.

O sofá em L pode ser usado para dividir os cômodos devido ao seu formato tão funcional. E não atrapalha em nada a circulação das pessoas no ambiente.

sofá de canto
Foto: Reprodução.
Sofá de canto
Foto: Reprodução.

Sofá com chaise

O que significa os modelos de sofá com chaise? O chaise vem do chaise longue, que significa cadeira longa.

Sofá com chaise
Foto: Reprodução.

Este assento é geralmente estofado que consiste em deixar a pessoa com as pernas esticadas. E também o usuário pode até deitar-se apenas com uma leve elevação.

Sofá com chaise
Foto: Reprodução.

Ele é muito parecido com o sofá em L, a diferença é que não tem os encostos em suas extremidades. Existem os modelos fixos ou móveis.

sofá
Foto: Reprodução.

Também é bem funcional em tamanho grande ou pequeno, não atrapalha o trânsito das pessoas no ambiente.

Sofá cama

Entre os modelos de sofá este é o queridinho inseparável dos quartos e também de muita salas. Perfeito para aquelas visitas que vem para passar alguns dias com você ou para uma noite de sono.

Sofá cama
Foto: Reprodução.

É um sofá básico com braços e conforto de um sofá tradicional mas com a versatilidade de cama. Ideal para quando falta mais um quarto para acomodar os hóspedes para a pernoite.

Sofá cama
Foto: Reprodução.
Sofá cama
Foto: Reprodução.

Quais os melhores tecidos para sofá?

Para todos os modelos de sofá, a escolha do tecido para a parte externa deve ser resistente, durável e claro, muito bonito. Entre este tecidos temos o chenille, tecido firme e macio mas que precisa de limpeza frequente.

sofá chenille
Foto: Reprodução.

Outro tecido muito utilizado seria o suede. Esta camurça de textura sintética e seu preço é bem acessível. Mas precisa ser impermeável pois pode ficar manchado devido alimentos ou líquidos derramados nele.

sofá suede
Foto: Reprodução.

Os sintéticos de poliéster são ideais para pessoas que tem animais ou pessoas alérgicas. outra vantagem deste tecido seria sua rapidez e facilidade em limpar. Mas atenção: se for 100% poliéster ele pode pinicar e esquentar rapidamente.

sofá poliéster
Foto: Reprodução.

Temos também o imponente couro natural. Sabemos que o preço é salgado mas é um móvel que vale cada centavo pois é durável por muito anos. Além de nunca sair de moda, e super fácil para limpar.

O Jacquard além de ter um nome chiquérimo é o tecido para modelos de sofá mais resistente que existe. Além de belo, ele e muito charmoso e requintado.

Qual melhor espuma para sofá?

Entre as espumas para fazer aquele sofá lindo e singular existem algumas opções:

  • Espumas hs: também conhecida como espuma supersoft, é macia e possui mais facilidade para retornar à forma original após o uso.
  • Espumas soft: são extremamente macias
  • Espumas p e AG: esta espuma é mais firme. Não é muito macia mas não se deforma com facilidade, sendo mais durável.
  • Espumas D45: é super firme e por ter mais densidade, suporta mais peso que as demais espumas.

Modelos de sofás confortáveis

Dos modelos de sofá confortáveis o sofá cama além de ser uma opção versátil é puro aconchego.

Com os modelos arrojados e super confortáveis de hoje, o sofá cama é uma opção obrigatória. É ideal para quem quer unir o útil ao agradável.

sofá cama
Foto: Reprodução.

O mesmo serve para o sofá retrátil que assim sofá cama, tem sua estrutura móvel. É possível puxar o assento para frente, deixando a parte de cima, inclinada como se fosse uma poltrona.

sofá retratil e reclinavel
Foto: Reprodução.

Por esta opção reclinável, às vezes é até confundico com sofá cama. Pois o assento ganha tamanho e amplitude quando puxado para frente.

sofá confortável
Foto: Reprodução.

E também temos a opção mais recente do sofá moderno. Ele tem o mesmo formato e design do sofá tradicional mas com linhas mais retas.

Modelos de sofá
5 (100%) 1 vote[s]