Planta Edícula

Uma edícula é uma habitação, normalmente uma casa, no Brasil esse tipo de casa é muito popular, pois seu projeto é simples, e existem modelos diferentes para a planta edícula.

A planta edícula é projetada por um engenheiro, profissional especializado na área de construção, que deve ser contratado para elaborar uma casa.





Planta edicula
Foto: Reprodução

O que é casa edícula?

Uma casa edícula é uma casa pequena, geralmente construída nos fundos de um terreno, as mais comuns têm cinco cômodos um quarto, sala, banheiro, cozinha e garagem, o quintal com área de serviço e saída independente da casa principal.

Essa construção sem ligação com a casa principal, chamada de edícula é utilizada como renda extra, para os donos da casa principal, que alugam essa pequena casa. Mas atualmente ela possui outras serventias como casa para hospedes, depósito de coisas, casa da piscina entre outras.

Modelos de Planta Edícula

Para projetar a planta edícula primeiramente é necessário contratar um engenheiro para sua elaboração, esse profissional irá montar o plano de acordo com o tamanho do seu terreno.

É necessário levar em consideração também o tipo de ambiente que essa casa irá abrigar, para que se possa pensar no tamanho de cada cômodo e quais serão eles, de acordo com as necessidades do proprietário.

Uma dica importante para construção do projeto é antes de comprar os matérias é fazer o orçamente destes em pelo menos três lojas, ou optar por utilizar matérias ecológicos ambas são ideias para economizar financeiramente.

Confira a seguir diferentes modelos de planta edícula:

Planta de edícula com 1 quarto

Apesar de ser um espaço pequeno, pode ser um lugar aconchegante, a edícula com um quarto é ideal para pessoas sozinhas ou para um casal sem filhos.

Neste caso a cozinha e o dormitório são menores, a sala de jantar e a sala de estar podem ser interligadas para um aproveitamento maior desse ambiente de lazer.

Planta de edícula com 1 quarto
Foto: Reprodução

Plantas de edículas com 2 quartos

Pensando num projeto de baixo custo, para uma família de pelo menos três pessoas o ideal é um projeto de uma sala de tv, sala de jantar integrada na cozinha, 2 quartos sendo um com suíte. Ganhando-se mais espaço novamente na área de lazer.

Outra opção para uma casa de proporções pequenas, são 2 dormitórios, 1 banheiro, cozinha e sala de estar.

Plantas de edículas com 2 quartos
Foto: Reprodução

Planta de edícula com 3 quartos

Ideal para famílias grandes, o modelo com 3 dormitórios , conta ainda com sala de jantar e estar integradas, 1 banheiro e uma cozinha.

Ou para maior privacidade do casal e espaço de lazer 3 quartos, 1 com suíte, cozinha americana com a sala de jantar, 1 banheiro e sala de estar.

Para terrenos maiores ainda tem espaço para área de serviço e garagem.

Planta de edícula com 3 quartos
Foto: Reprodução

Edícula Simples

Ideal para pessoas sozinhas normalmente com apenas quarto cômodos sendo estes quarto, cozinha, sala e banheiro. Outras opções para este modelo inclui área de serviço, garagem ou sala de estar integrada a cozinha.

Planta Edícula Simples
Foto: Reprodução

Projeto de edícula com churrasqueira

Tratando-se de uma expansão da casa principal, a edícula não precisa ser necessariamente outra casa pequena, ela pode desempenhar diversas funções compondo a área externa.

Uma boa opção é a construção de uma sala com churrasqueira, integrada com salão e um banheiro. Acaba se tornando um lugar de privacidade e lazer, valorizando ainda mais o quintal.

Há também a opção de decoração mais moderna de integrar a churrasqueira a uma cozinha americana, ou forno a lenha, ou de pizza, transformando aquele ambiente numa área gourmet.

Projeto de edícula com churrasqueira
Foto: Reprodução

Projeto de edícula com piscina

Ao pensar num projeto da edícula como área de lazer, pode-se projetar um modelo que além da churrasqueira, também tenha piscina com deck de madeira em volta, na sala com a churrasqueira dá para incluir ainda um banheiro.

Projeto de edícula com piscina
Foto: Reprodução

Considerações finais

A edícula nada mais é que uma extensão de uma casa num mesmo terreno, que tenha nos fundos um bom espaço disponível. Até alguns anos atrás se pensava nesse espaço apenas para construção de outra casa menor, para alugar.

Com os projetos arquitetônicos e de decoração modernos a edícula pode ter inúmeras serventias, e construída de diversas maneiras. Pode ser uma área de lazer com piscina, espaço gourmet com churrasqueira, forno e fogão a lenha, entre outras.

Numa casa pequena, pode ter até 3 dormitórios, sala de jantar, sala de estar, banheiro e cozinha. Se o terreno tiver um bom espaço ainda pode contar com área de serviço, garagem e varanda.

Importante lembrar de que para elaborar a planta edícula é necessário o auxilio de um profissional engenheiro ou arquiteto para o desenho e projeção de acordo com o tamanho do seu terreno, para melhor aproveitar o espaço de acordo com as necessidades e serventia do mesmo.

Planta Edícula
Dê sua avaliação ao post!



Mais Sobre Decoração

plantas-de-casas-gratis

Plantas de Casas Grátis

Veja as lista com as MELHORES PLANTAS DE CASAS GRÁTIS do mercado brasileiro. Confira as plantas tendências para 2018. Clique aqui AGORA!