Skip to content
Plantas de Casas


Quarto Feminino

O dormitório precisa, além de garantir sensação de conforto e tranquilidade, ser um ambiente com a cara de seu dono. É no quarto que a pessoa vai descansar e recarregar as energias após um longo dia de trabalho ou estudos.

Para deixar o cômodo aconchegante e prático, é essencial planejar o papel de parede ou a pintura, o revestimento do piso, os móveis e até os objetos decorativos que serão utilizados.

E isso vale para o caso de a moradora ser uma criança, uma adolescente ou uma mulher adulta. Confira algumas ideias de decoração para quarto feminino e crie um verdadeiro refúgio!

quarto feminino quarto feminino

Móveis para quarto feminino

O primeiro passo para decorar um quarto feminino é definir a cama, já que ela vai ser a peça central do espaço. Confira os tamanhos tradicionais do móvel e escolha o que se encaixa melhor no seu cômodo:

 

  • Solteiro: 188cm de comprimento x 88cm de largura

cama de solteiro feminina

  • Solteiro king: 205cm de comprimento x 100cm de largura

cama king solteiro

  • Viúva: 188cm de comprimento x 128cm de largura

cama viúva

  • Casal: 188cm de comprimento x 138cm de largura

  • Queen size: 198cm de comprimento x 158cm de largura

cama Queen size feminino quarto feminino

  • King size: 203cm de comprimento x 193cm de largura

King size quarto feminino

Com o tamanho da cama definido, é bom listar todos os outros móveis que você quer que componham o ambiente: armário, mesas de cabeceira, penteadeira, painel para a TV, escrivaninha e cadeira.

Preste atenção nas dimensões do cômodo para ter certeza de que todos vão caber. Se tiver paredes na diagonal, ou pequenos nichos dentro do espaço, planeje mobiliários que se acomodem bem nessas particularidades.

Quarto feminino infantil

A criança precisa participar das decisões sobre os itens de decoração para quarto feminino infantil, mas o ideal é que os pais tenham a palavra final. Evite usar cores marcantes e personagens em itens mais duráveis, como os móveis.

Prefira deixar esses detalhes para as paredes, que podem ser facilmente repintadas se a menina enjoar do tom, ou para a roupa de cama, pois ela será trocada com maior frequência.

Certifique-se de que o espaço tenha uma boa escrivaninha para fazer o dever de casa e nichos, baús e armários para guardar todos os brinquedos.

Quarto feminino infantil Quarto feminino infantil Quarto feminino infantil

Quarto para adolescente

A adolescência é considerada a fase da descoberta e, muitas vezes, as jovens gostam de experimentar com a decoração. Mas aqui também vale a dica de apostar em móveis neutros e trazer personalidade para os itens decorativos. Se cansar, é mais fácil de mudá-los.

Boas opções para o quarto de adolescente são um painel de fotos, iluminação com cordão de luzes de natal e uma bancada prática para os estudos.

Quarto feminino adolescente 1 Quarto feminino adolescente 1

Quarto para adulto

Existem muitos tipos de decoração que podem ser utilizados em um quarto feminino adulto, e é necessário escolher o que mais combine com a personalidade da dona do cômodo. Veja as dicas que selecionamos para cada estilo:

  • Clássico: uma cortina dourada, um tapete felpudo, lustres e arandelas são boas pedidas para este estilo;

  • Retrô: cores vibrantes, móveis com acabamento em brilho e quadros com personalidades de décadas passadas tornam o quarto vintage;

Quarto feminino retrô

  • Boho: inspire-se no tema hippie e use mandalas, vasos de plantas e apanhadores de sonho para compor a decoração;

  • Rústico: abuse de móveis em madeira e cores terrosas para criar este tipo de dormitório;

Quarto feminino rústico

  • Minimalista: use apenas o necessário e aposte em uma decoração monocromática, variando os tons e as texturas. Se o quarto inteiro for branco, por exemplo, combine marfim e off-white, além de diferentes materiais;

  • Sofisticado: um guarda-roupa com portas de vidro escuro, móveis de madeira preta e um quadro colorido na parede dão um tom elegante;

  • Romântico: temas florais, uma cama com dossel e cortinas de voil trazem este tema à vida;

  • Moderno: as linhas dos móveis devem ser todas retas. Você pode apostar em tons de cinza e em estampas geométricas.

Quartos pequenos

O principal fator a considerar quando as metragens são reduzidas é garantir espaço para armazenamento. Uma boa solução é comprar uma cama do tipo baú, que permite que você guarde roupas de cama e outros itens volumosos quando não estão sendo utilizados.

Aproveite também as paredes, com o uso de guarda-roupas que vão até o teto, estantes, prateleiras e nichos que otimizem cada centímetro disponível.

Mesas de cabeceira com um bom número de gavetas também são uma boa pedida. Aposte ainda em armários com portas de correr, que economizam espaço.

Alguns truques podem fazer com que espaços pequenos pareçam maiores. Uma boa ideia é comprar um guarda-roupa com portas espelhadas, já que os espelhos duplicam o espaço visualmente, dando a impressão de maior amplitude.

quarto feminino

Outra dica é usar cores claras nas paredes, no piso e nos móveis. Elas ajudam a refletir a luz e trazem sensação de grandeza para o cômodo.

Papeis de parede para quarto feminino

Uma tendência de decoração para dormitórios é o uso de papel de parede. É um ótimo recurso para acrescentar personalidade ao cômodo sem precisar ocupar espaço com objetos decorativos.

Para fazer a escolha certa, você precisa levar em consideração as cores dos outros elementos presentes no cômodo e encontrar um papel de parede que combine. Outra opção é definir o revestimento primeiro e fazer com que ele dê o tom para o resto da decoração.

Quanto à estampa, se o quarto for grande, aposte em desenhos dramáticos. Agora, se as medidas são reduzidas, prefira estampas mais discretas e neutras, para não fazer com que o espaço pareça ainda menor.

O ideal é criar uma parede de destaque e aplicar o papel somente nela, para não sobrecarregar o ambiente. Em um dormitório, revestir a parede da cabeceira é uma boa opção.

O uso de papeis de parede para quarto feminino podem acrescentar, além de cor e estampa, textura, tornando o cômodo visualmente mais interessante. Aposte!

Objetos decorativos para quarto feminino

São os itens decorativos que vão arrematar a decoração e deixar o quarto feminino com a cara de sua dona. Colocar um painel de fotos ou alguns porta-retratos, por exemplo, ajuda a trazer as boas lembranças para dentro do ambiente.

quarto feminino

Usar quadros para definir o tom da decoração é uma boa ideia. Escolha uma imagem que te agrada e, a partir dos elementos presentes nele, determine a paleta de cores do restante do cômodo.

Além disso, você pode escolher uma parede e fazer uma composição de pôsteres e/ou molduras. A dica é colocar todos os objetos primeiro no chão, para pensar na melhor maneira de dispô-los antes de fazer furos e pendurá-los.

quarto feminino

Luminárias e abajures também são essenciais em um quarto feminino. Você pode colocar sobre a mesa de cabeceira, para auxiliar na leitura, e sobre a escrivaninha, se o seu cômodo também for utilizado para trabalho ou estudo.

abajus para quarto

Uma boa ideia é apostar em uma cabeceira ousada para a cama. Use criatividade ao pensar no formato, na estampa e na cor. Uma cabeceira incrível pode servir de ponto focal para a decoração.

quarto feminino

Vasos de plantas, lembrancinhas de viagens, porta-joias, velas e outros objetos estão liberados: vale tudo para personalizar cada cantinho.

Só tome cuidado para não exagerar na quantidade e deixar o quarto incômodo e com cara de bagunçado. Afinal, este espaço deve ser como um refúgio para sua moradora.