Skip to content
Plantas de Casas


Saiba como escolher o papel de parede ideal para cada cômodo

Ao realizar a decoração de sua casa ou apartamento, um dos fatores que darão destaque é a pintura das paredes.

Muitas pessoas optam por colocar papel de parede nos quartos ou em todos os cômodos da casa por ser mais prático, no entanto, é preciso que saiba como escolher o papel de parede ideal para cada cômodo, a fim de não pesar a decoração e evitar prejuízos.

Aqui neste artigo, ensinaremos aos nossos leitores quais as indicações e o que levar em consideração ao escolher os papéis de parede para o seu lar. Confira:

Escolha o tipo de papel de parede

Clássico: não tem camada de proteção e tem superfície lisa.

papel de parede Clássico

Resistente à umidade: pode ser lavado com um pano ou esponja levemente úmida sem o uso de agentes de limpeza e detergentes.

papel de parede Resistente à umidade

Laváveis: podem suportar a limpeza a seco e úmido com detergentes.

 Laváveis

Super lavável: Pode ser lavado não apenas com uma esponja, mas também com uma escova, e o procedimento de limpeza pode ser realizado todos os dias.

Vinil compacto: papéis de parede que imitam materiais pesados como gesso, pedra, tijolo, têxtil. Eles toleram perfeitamente influências mecânicas, possuem indicadores de alta resistência.

Vinil compacto

Serigrafia: papel de parede liso com um brilho que lembra o brilho da seda. É aconselhável usar este tipo de papel em paredes perfeitamente lisas.

Fibra de vidro: permite que as paredes “respirem”, evitando o aparecimento de um cheiro desagradável de umidade e mofo. E devido às fortes fibras de reforço, elas protegem as paredes de maneira confiável contra rachaduras e formação de vários defeitos.

Não tecido: revestido de vinil ou completamente não tecido – O primeiro difere dos últimos porque sua camada superior é uma fina película de vinil com poros microscópicos que permitem que as paredes respirem. Além disso, esses papéis de parede têm uma cor branca pura.

Tecido: são feitos de papel ou não tecido com a aplicação de vários materiais tecidos na parte superior da camada de base. Pode ser seda, linho, veludo, feltro e outros. Estes papéis de parede são ecológicos e originais.

Saiba como escolher o papel de parede ideal para cada cômodo

Escolhendo o papel de parede para o seu lar

Papel de parede para o quarto

Nesse cômodo é importante não negligenciar o papel de parede simples: eles tornarão o local aconchegante e espaçoso, além disso, sempre poderá decorar uma superfície plana com pinturas, fotografias, arranjos florais e outros elementos decorativos.

Os quartos podem ser visualmente expandidos colando o papel nas paredes próximas à janela.

Para sala de estar e corredor

papel de parede papel de parede papel de parede papel de parede

A opção de acabamento mais popular para esse local que é um dos mais visitados da casa, é usar papéis de parede com variados tipos de tons da mesma cor.

Com essa técnica, você pode tornar a área de descanso mais clara e a sala de jantar ou corredor um pouco escura, em contraste.

Uma opção mais exótica para decorar as paredes da sala é o papel de parede de diferentes tipos de fibras vegetais: cana, papiro ou bambu; Esse interior parecerá incomum, enquanto é ecológico, resistente à luz solar e à umidade.

Cozinha

Se você quiser enfatizar a beleza do jogo de culinária, é melhor dar preferência ao papel de parede comum e mais clássico.

Além disso, um papel de parede que imita pedra natural, azulejos ou madeira se tornará uma boa aquisição. A estrutura de relevo oferece a máxima semelhança com materiais naturais, enquanto esse papel de parede é uma opção mais econômica.

Se você gosta de materiais decorativos com um padrão, adote um estilo único.

Para o interior clássico, o mesmo tipo de padrões elaborados é adequado, para o estilo rústico: papéis de parede com desenhos de frutas, legumes ou ornamentos florais e desenhos geométricos modernos.

Se a cozinha for pequena, não cole papel com cores escuras e desenhos grandes, opte por um que seja mais clássico, a fim de ajudar a aumentar e deixar mais elegante a aparência do cômodo.

Agora que já conferiu as nossas dicas, não perca essa chance de repaginar o visual de sua casa de uma maneira econômica e que pode transformar os seus cômodos em um ambiente muito mais harmônico e aconchegante, a compra de papeis de parede pode ser feita através de parcelamento no seu cartão Havan ou qualquer outro que tenha bandeira Visa ou Mastercard, mas lembre-se sempre de fazer um acompanhamento de seus gastos no cartão para não se complicar financeiramente, veja aqui como consultar a fatura de boleto Havan.