Cores de tintas para paredes

É muito importante pensar nas cores de tintas para paredes pois uma das melhores opções para deixar a casa como um novo visual é mudando a pintura, para isso você precisa saber como escolher as cores de tintas para paredes de acordo com cada cômodo.

Se você está com dúvidas de qual cor de tinta usar para renovar as paredes internas ou externas da sua casa, continue lendo este artigo!





Cores de tintas para paredes
Neste post você encontrará diversas informações sobre Cores de tintas para paredes. (Foto: Reprodução)

Por que usar revestimento de tinta nas paredes?

É possível encontrar no mercado uma grande variedade de revestimentos, eles são capazes de mudar o ambiente e torná-lo elegante e bonito, lembrando que isso pode ser feito com apenas alguns cuidados.

A tinta é uma excelente e prática opção de revestimento. Através dela você pode criar efeitos e deixar o lugar mais colorido, além de conseguir inovar o espaço sem ser necessário um grande investimento.

Se a sua intenção é decorar um banheiro pequeno, que tal usar o revestimento de tinta? Caso ainda tenha com dúvidas sobre isso, aproveite para conversar com o profissional responsável pela sua reforma.

Por que usar revestimento de tinta nas paredes
Este é um belo exemplo de banheiro com diferentes cores. (Foto: Reprodução)

As tintas específicas para cada cômodo são ótimas alternativas para revestir o ambiente, isso porque cada lugar necessita de uma tinta diferente, como, por exemplo, o banheiro, essa parte da casa precisa de tintas que possuam um tratamento antimofo, uma vez que são mais resistentes a lugares úmidos e com uso constante.

Nos próximos tópicos iremos explicar como você poderá escolher as cores de tintas para paredes conforme a área e o cômodo da casa.

Cores de tinta para parede externa

Decidir a cor da tinta para pintar as paredes externas da casa é uma decisão muito importante, isso porque a pintura certa é capaz de valoriza a fachada e a arquitetura do lar.

Além de saber escolher a melhor cor, é preciso também optar por uma tinta de qualidade, uma vez que as paredes externas estão mais propensas a sofrer com fatores do meio ambiente como o sol, vento e chuva que podem prejudicar a cobertura da pintura.

Antes de decidir a cor da parede é necessário que você leve em consideração a sua personalidade, estilo e gosto pessoal, para te ajudar nessa escolha listamos abaixo algumas dicas de cores de tinta para parede externa:

Fachadas modernas

Arquiteturas modernas pedem por cores atuais, uma ótima escolha são os tons off-white que variam entre as tonalidades mais claras de bege.

Fachadas modernas

Outra opção moderna capaz de valorizar a pintura é o efeito cimento queimado, ele é capaz de remeter um toque industrial à fachada.

Fachadas clássicas e elegantes

Se você deseja ter uma pintura da parede externa mais clean e elegante aposte em tons neutros e clássicos, alguns bons exemplos são cores como o branco gelo, neve e fosco.

Fachadas vibrantes

Caso o seu estilo seja mais intenso, que tal apostar em uma pintura externa em tons vibrantes como o vermelho e o terroso, essas cores são excelentes opções para dar destaque à fachada da sua casa.

Fachadas vibrantes

Fachadas tranquilas e suaves

Se você está buscando por um ambiente que remeta tranquilidade, a melhor opção de tintas são aquelas na cor azul, roxo e verde em suas tonalidades mais claras.

Fachadas tranquilas e suaves

Cores de tinta para parede interna

A escolha da cor da parede interna é essencial para tornar a decoração mais bonita e compor o ambiente da casa.

As cores de tintas para paredes até podem parecer algo simples, mas o que talvez você não saiba é que elas são capazes de influenciar o humor e bem-estar das pessoas.

Existem várias dicas que podem te ajudar a escolher a cor ideal de tinta para a sua parede interna, a seguir citamos algumas delas de acordo com o cômodo da casa.

Cores para sala

  • Caso a sua sala seja pequena e você quer deixá-la mais ampla, use cores como o cinza e o branco, lembrando que os móveis devem se manter dentro dos tons das paredes.
  • Tons neutros como o champagne e o bege transmitem um ambiente acolhedor e reconfortante.
  • O creme é uma ótima opção de cor para as pessoas que tem a intensão de escolher uma tinta que facilite a combinação com os móveis da sala.
  • O amarelo é ideal para indivíduos que desejam um espaço mais vibrante e alegre.

Cores para sala

Cores para quarto

  • Alguns estudos indicam que a cor azul é capaz de ajudar pessoas com problemas na hora de dormir, ela pode fazer com que você durma por mais tempo e com mais qualidade.
  • As cores off-white e marfim são ótimas para compor paletas suaves e fáceis de combinar, além de oferecer um toque elegante e deixar o ambiente monocromático.

Cores para quarto

Cores para cozinha

  • Caso a cozinha seja muito comprida, o ideal é pintar as paredes menores com tons mais escuros, isso deixará o ambiente mais aconchegante e menos retangular.
  • Se a sua cozinha é pequena e você quer mais luminosidade, escolha pintar as paredes em tom bege, isso irá ajudar a expandir a luz e deixar o ambiente mais iluminado.

Cores para cozinha

Cores para banheiro

  • Os banheiros pequenos também podem ser aumentados visualmente através da pintura na cor certa. A tonalidade de branco suave, tons de água e verde-mar são ótimos para ampliar o espaço.
  • Tons de verde claro são opções refrescantes e renovadoras, ideal para aliviar o estresse de um longo dia de trabalho, além de deixar a manhã mais alegre.

Cores para banheiro

Quais as cores de tintas para paredes mais usadas?

São várias as opções de cores de tintas para paredes, os tons e nomes podem ser encontrados de muitas formas diferentes por cada marca e empresa, mas dentro dessa diversidade há aquelas que são mais usadas. Listamos abaixo as 7 cores de tintas mais populares:

  • 1º Branco;
  • 2º Azul;
  • 3º Verde;
  • 4º Cinza;
  • 5º Bege;
  • 6º Vermelho;
  • 7º Roxo.

Considerações finais

Neste artigo falamos um pouco sobre as cores de tintas para paredes e qual usar de acordo com o ambiente, caso ainda tenha restado alguma dúvida consulte um especialista na área para te ajudar com as informações complementares.

Lembre-se: a cor certa das paredes pode ser uma excelente aliada para ampliar espaços pequenos, oferecer maior luminosidade, melhorar o humor, bem-estar e ajudar na qualidade do sono!

Gostou das informações sobre cores de tintas para paredes? Então compartilha o conteúdo com seus amigos em todas as suas redes sociais!!

Cores de tintas para paredes
5 (100%) 8 votes



Mais Sobre Decoração

Revestimento de parede interna

Revestimento de parede interna

A escolha do revestimento de parede interna em uma construção é extremamente importante, isso porque esta etapa …