Pastilhas para Cozinha

Se você deseja revestir a área da cozinha uma das melhores opções são as pastilhas para cozinha, ela é um tipo de revestimento atemporal, sendo a escolha ideal para ambientes que possuem contato com a água e vapor, além de ser bem fácil de higienizar.

O momento de escolher o revestimento é uma das partes principais na hora de executar um novo projeto, por meio dele podemos melhorar o ambiente, oferecer mais cor e beleza e ainda garantir a proteção das superfícies.





Pastilhas para Cozinha
Você terá muitas dicas sobre Pastilhas para Cozinha. (Foto: Reprodução)

Continue lendo este artigo e saiba mais sobre as pastilhas para cozinha!

O que são Pastilhas para Cozinha?

As pastilhas são uma opção de revestimento tanto para a parede quanto para o chão de vários ambientes da casa, incluindo a cozinha.

Muitas pessoas têm escolhido as pastilhas para cozinha na hora de decorar, principalmente devido a sua alta resistência.

Essas pastilhas podem ser fabricadas através de diferentes tipos de materiais. Entre os modelos mais tradicionais está a pastilha de vidro, no entanto, ela também pode ser achada nas versões de metal, pedra, plástico, cerâmica, e mineral.

Onde posso usar pastilhas na cozinha?

Normalmente as pastilhas são usadas em acabamento de paredes de locais como: cozinhas, garagens, banheiros, lavanderias, entre outros cômodos.

Caso as pastilhas para cozinha sejam instaladas no chão, durante a compra, você deverá se atentar às especificações do produto, uma vez que, para usar no chão, as placas devem apresentar maior resistência.

As partilhas também podem ser adquiridas de acordo com a área, se dividindo dessa forma entre aquelas que são recomendadas para a parte externa e as indicadas para a parte interna de um determinado local.

A principal diferença desse tipo de pastilha é a capacidade de absorção de água do produto.

Pastilhas para cozinha
Foto: Reprodução

Quais as melhores pastilhas para utilizar no revestimento?

Antes de compra as pastilhas para cozinha ou outros locais da casa que você deseja decorar, é necessário observar as características mencionadas para que esse revestimento tenha uma vida útil maior e não descole com tanta facilidade, gerando maiores gastos com a manutenção.

Como são usadas principalmente para decoração, as pastilhas apresentam uma variedade de cores, acabamento e intensidade de brilho.

Entre as muitas tonalidades das pastilhas para cozinha é possível encontra-las na cor branca, cinza, bege, preto, azul, marrom, verde, vermelho, amarelo, rosa, laranja, entre outras cores.

Quanto a intensidade do brilho, as pastilhas podem ser acetinadas ou brilhantes.

O acabamento varia entre liso, mesclado, craquelado, texturizado, decorado, metalizado, miscelâneo ou pastilhado.

A forma de instalação desse revestimento também apresenta características diferentes, alguns deles podem ser instalados tradicionalmente com o uso da argamassa ou sem o produto, quando as pastilhas são do tipo autoadesivas.

Pastilhas para Cozinha
Foto: Reprodução

Média de preço

Como mencionado no tópico anterior as pastilhas para cozinha possuem uma grande variedade, seja na forma de instalação, tipo, material, tonalidade, acabamento e intensidade do brilho. Devido a isso, o revestimento apresenta uma alta diversidade de preço.

Na internet é possível encontrar pastilhas para cozinha a partir de R$ 8,91 até valores acima de R$ 300,00.

Antes de comprar o seu revestimento aproveite para fazer uma pesquisar de preço nos mercados de construção e decoração.

Pesquisando bastante você conseguirá um excelente produto com um ótimo preço.

Vantagens das pastilhas para cozinha

Entre as vantagens das pastilhas para cozinha estão:

  • Dependendo do material pode ter uma manutenção mais simples e prática, além de poder lavar com água e sabão neutro;
  • Podem levar luz direta do sol;
  • As pastilhas para cozinha contribuem bastante com a decoração do ambiente, deixando-o mais bonito, confortável e aconchegante;
  • Por possuírem peças pequenas e delicadas as pastilhas oferecem detalhes mais arquitetônicos ao ambiente;
  • Oferecem cor e movimento a casa;
  • Algumas são mais duráveis, não perder o brilho e nem desbotam;
  • Promovem uma construção de estampas.

Exemplos de Pastilhas de Cozinha

Se você está interessado na pastilha de cozinha para decorar o ambiente, conheça algumas opções interessantes:

Pastilhas adesivas para cozinha

Semelhante as pastilhas tradicionais, a versão adesiva também é utilizada para decorar e oferecer mais estilo a cozinha.

A maior diferença entre as pastilhas tradicionais e o modelo adesivado é a praticidade, sendo a segunda opção a escolha mais prática.

A pastilha adesiva para cozinha possui uma cola com alta fixação, dessa maneira, ela apresenta maior resistência após ser colada na superfície.

Na versão adesiva esse revestimento pode ser aplicado em locais como vidro, cerâmica, MDF, entre outros pontos.

Esse modelo apresenta ainda uma camada de resina sobre o mosaico, isso torna as peças mais resistentes a temperatura e a umidade, sem desbotar a cor.

Entre as vantagens de usar as pastilhas para cozinha de material adesivo, estão: Dispensa mão-de-obra, melhor custo-benefício, praticidade e não possui uma mudança fixa, uma vez que elas podem ser retiradas depois.

Pastilhas adesivas para cozinha
Foto: Reprodução
Pastilhas adesivas para cozinha
Foto: Reprodução
Pastilhas adesivas para cozinha
Foto: Reprodução

Pastilhas de vidro para cozinha

As pastilhas de vidro são peças pequenas coladas em uma tela ou papel para serem utilizadas na parede como forma de revestimento.

A instalação das pastilhas de vidro oferece um visual parecido com a dos mosaicos. Talvez você não saiba, mas as pastilhas tem origem através dessa técnica milenar.

Foi na década de 30 que as pastilhas começaram a marcar presença na decoração de ambientes no Brasil.

Diferente do que muitos imaginam, esse tipo de revestimento pode ser aplicado tanto em áreas secas quanto molhadas. Dessa forma, ele não se limita apenas a cozinha ou banheiro, embora sejam os locais de uso mais comuns.

Além da durabilidade, as peças de vidro possuem como principal vantagem a variedade de cores, formatos e tamanhos.

Outro benefício das pastilhas de vidro é a sua facilidade na hora de limpar, elas não precisam passar por grandes manutenções, uma vez que o vidro não armazena sujeira.

Pastilhas de vidro para cozinha
Foto: Reprodução
Pastilhas de vidro para cozinha
Foto: Reprodução
Pastilhas de vidro para cozinha
Foto: Reprodução

Pastilhas adesivas resinadas para cozinha

As pastilhas adesivas resinadas para cozinha tem despertado o maior interesse das pessoas que buscam por um revestimento de fácil aplicação, barato e que não necessite de mão de obra especializada.

Se você mora em imóvel alugado esse tipo de pastilha é o mais recomendado, pois além da facilidade na aplicação ele não precisa quebrar a parede para instalar.

A maior dúvida relacionada as pastilhas adesivas está na sua resistência.

Contudo, elas são fabricadas a partir de uma resina e levam uma camada de adesivo de alto desempenho.

Pastilhas adesivas resinadas para cozinha
Foto: Reprodução
Pastilhas adesivas resinadas para cozinha
Foto: Reprodução
Pastilhas adesivas resinadas para cozinha
Foto: Reprodução

Considerações finais

Independente do material as pastilhas para cozinha são uma excelente forma de revestimento e decoração. Por meio delas é possível renovar o ambiente, deixando-o mais sofisticado, alegre ou moderno, de acordo com cada estilo e personalidade.

Neste artigo descobrimos que as pastilhas também podem ser utilizadas em outros locais da casa, além da área da cozinha.

Lembre-se, antes de escolhe o seu revestimento procure saber se o material desejado é o mais adequado para a área que você irá aplicar, dessa forma, a durabilidade do produto será maior.

Gostou do artigo sobre as pastilhas para cozinha? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp!

Pastilhas para Cozinha
5 (100%) 5 votes



Mais Sobre Decoração

Revestimento para churrasqueira

Revestimento para churrasqueira

Veja melhores modelos de Revestimento para Churrasqueira → ✓ Tijolo ✓ Pedras ✓ Madeiras ✓ Mármores ✓ Entre outros. Clique AQUI!!!