Revestimento de parede interna





A escolha do revestimento de parede interna em uma construção é extremamente importante, isso porque esta etapa oferece proteção às paredes e também pode ser um dos principais aspectos decorativo do ambiente.

No entanto, há sempre uma dificuldade na escolha dos materiais que irão compor o revestimento interno, desta forma se faz importante informar-se do assunto.

Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre revestimento de parede interna, sobre a qualidade do material e dicas para esta etapa de sua construção.

Revestimento de parede interna
Aprenda neste artigo absolutamente tudo sobre revestimentos internos para paredes.

Por que usar revestimento de parede interna?

É muito importante usar revestimento interno para proteção do seu ambiente, por exemplo, a que tipo de ação seu ambiente sofrerá no dia a dia?

Uma cozinha esta exposta a gorduras, logo precisa de um material com maior facilidade de limpeza e resistente a ela (azulejos, ladrilhos e pastilhas), já o banheiro está sujeito à umidade quase que constante, logo, precisará de um revestimento que suporte tal variação de umidade.

Aí está a importância e a utilidade do revestimento de parede interna. Investindo em um material resistente as variações de temperatura, substancias e umidade, acaba economizando-se na manutenção do local e facilitando a limpeza do mesmo, além de estar contribuindo muito para decoração do cômodo.

tipos revestimentos internos
Veja abaixo os tipos de revestimentos internos mais bacanas para serem utilizados e os seus devidos locais.

Tipos de revestimentos internos

Existem diversos tipos de revestimentos internos, os quais sofrem variações principalmente no tipo de material.

Alguns materiais comuns para revestimento interno são:

  • azulejos;
  • pedras;
  • porcelanato;
  • alvenaria;
  • entre outros.

Alguns dos acabamentos mais comuns são:

  • acetinado;
  • rústico;
  • esmaltado;
  • retificado;
  • etc.

No momento da escolha, o consumidor deve se atentar às características do ambiente em que será colocado o ambiente, principalmente no que se refere ao uso do local.

Observe algumas dicas para os ambientes internos e escolha aquele que melhor atende a sua demanda.

Revestimento Sala

A sala é o local em que não há exposição direta de umidade e nem tampouco mudanças de temperatura ou uso de materiais que podem danificar o revestimento. Desta forma, o revestimento vem como um fator decorativo do ambiente.

Nestes casos, pode-se brincar com os diferentes tipos de materiais existentes no mercado, por exemplo, na parede onde ficará sua televisão você pode usar a madeira como revestimento, mesmo sendo um material diferente do piso.

Há também o revestimento de basalto (tipo de pedra) que pode ser usado tanto no piso quanto na parede, o uso deste material facilitará a limpeza e você não precisará de muitos elementos para decorar, apenas de uma boa iluminação.

Revestimento Sala Revestimento Sala Revestimento Sala Revestimento Sala

A combinação de boa luz com este revestimento dará uma sensação de limpeza e organização, além de torna-lo visualmente confortável.

Revestimento Cozinha

O revestimento da cozinha é um dos que mais precisa de atenção, isso porque o ambiente é diariamente exposto a diferentes tipos de materiais (gorduras e material orgânico), além da variação de temperatura nos locais próximos ao forno e ao fogão.

O mais recomendado para este ambiente são os azulejos, cerâmicas e cimentados (alvenaria), de preferência com acabamento liso ou acetinado. Tais materiais possuem facilidade na limpeza e são resistentes as diferentes temperaturas.

Revestimento Cozinha Revestimento Cozinha Revestimento Cozinha Revestimento Cozinha

No mercado existem também as pastilhas, que podem ser usadas na decoração, dá para fazer alguns espaços do ambiente com as pastilhas e os demais com azulejos. Há também os azulejos decorados, inclusive, com decorações portuguesas, que dão um ar vintage ao ambiente.

Não é recomendado o uso da madeira nestes ambientes, a não ser que a mesma seja muito bem preparada para tanto.

Revestimento Banheiro

O banheiro é outro ambiente que merece atenção, dado que é exposto à umidade. Não é recomendado nestes ambientes o uso de materiais muito porosos, como a madeira, pois podem acumular micro-organismos maléficos à saúde.



Assim como no revestimento da cozinha, é recomendado o uso de materiais como azulejos e cimentados, visando à facilidade da limpeza e a resistência à umidade.

Outro aspecto importante no revestimento dos banheiros é a contratação de um profissional competente para a colocação do material, tendo em vista que quando mal colocado pode acumular umidade e danificar o mesmo. Muitas vezes, quando dá problema deste tipo, é necessário trocar todo o revestimento do ambiente.

Revestimento quarto

Os quartos são ambientes que podem ser utilizados qualquer tipo de material, dado que não há variações significativas de temperatura e umidade.

Nestes locais, pode-se brincar com as texturas, dando ao local a cara da pessoa que fará uso do mesmo.

Revestimento quarto

Há diversos papeis de parede que são acessíveis e imitam materiais mais caros. Nos quartos de crianças, uma boa dica é colocar o papel com textura de lousa (quadro negro), conferindo a elas a possibilidade de mais um ambiente para brincarem.

Revestimento de PVC

O PVC é um material amplamente utilizado em forros, se trata de um derivado do petróleo (100%) de custo bastante acessível.

Revestimento de PVC Revestimento de PVC Revestimento de PVC Revestimento de PVC

A indústria tem se apropriado deste material para fabricar revestimento que imitam diferentes texturas, sendo esta uma opção vantajosa para o ambiente interno.

No entanto, se trata de um material menos resistente e deve ser utilizado com cautela em ambientes úmidos.

Revestimento para parede interna com umidade

Se seu revestimento interno está com umidade, você deve primeiro investigar a causa (e acabar com ela) e depois mitigar esta umidade.

Quando for uma causa externa, deve-se utilizar uma resina que impeça a infiltração e se for interno, deve-se verificar se os rejuntes não estão danificados ou se há a necessidade de aplicação de uma resina que impeça a infiltração (casos mais extremos).

Revestimento para parede interna com umidade Revestimento para parede interna com umidade Revestimento para parede interna com umidade

Revestimento para paredes internas é barato?

Por fim, os preços de revestimentos internos para parede são bastante variáveis, dependo de sua composição.

Em uma busca online encontra-se valores de R$ 7,70 (50cm x 50cm de PVC com textura 3d) a R$ 379,00 (por metro de revestimento em pequenos blocos de cimento).

Gostou das dicas sobre revestimento de parede interna? Então compartilha este conteúdo com seus amigos nas redes sociais e deixa seu comentário abaixo com crítica ou sugestão!

Revestimento de parede interna
Dê sua avaliação ao post!

Mais Sobre Decoração

revestimento para cozinha

Revestimento para cozinha

As melhores inspirações visuais de revestimentos para cozinha. Temos os melhores modelos e fotos para você utilizar na sua casa. Veja AQUI AGORA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *