Revestimento para Parede Externa

A construção é na maioria das vezes feita por etapas, uma das últimas é a composição do revestimento para parede externa da casa e, um dos maiores erros é não deixar recursos financeiros para o mesmo.

O revestimento externo é o cartão de visita da casa, a partir deste é subentendido o ambiente interno da casa, além de, inferir também na proteção da casa. Desta forma, é de extrema importância, atenção na escolha dos materiais a se utilizados e a correta colocação dos mesmos.





Veja a seguir tudo que você precisa saber para escolher da melhor o revestimento de parede externa.

Revestimento para Parede Externa
Neste post você terá diferentes dicas sobre revestimentos externos para se inspirar.

O que é revestimento externo?

O revestimento para parede externa é aquele utilizado na parte de “fora” da residência, indo desde a pintura ou acabamento da casa até os muros que a protegem.

O revestimento externo diz muito sobre uma casa, além de inferir também sobre a qualidade do ambiente interno (pois pode trazer problemas, como infiltrações ou trincados, por exemplo).

Geralmente, esta etapa da construção conta com recursos financeiros escassos, devendo o usuário se atentar a diversos aspectos antes de escolher o tipo de revestimento que irá colocar.

Contudo, não é tarefa impossível escolher de forma adequada a forma que irá compor seu ambiente externo, basta pensar em longo prazo e analisar o custo beneficio de forma sistematizada.

O que é revestimento externo?

Materiais utilizados no revestimento para parede externa

Existe no mercado da construção civil uma enorme gama de materiais que podem ser utilizados no revestimento externo de uma casa.

Dentre os mais comuns estão:

Pintura

Um dos estilos mais utilizados é a pintura, que pode ser normal ou texturizada.

Constitui-se uma opção barata e rápida, no entanto, trata-se de um material menos resistente as ações do tempo (chuva, sol, umidade do ar). Fazer uma pintura texturizada aumenta a durabilidade, mas para regiões úmidas não é recomendado.

Outro fator importante é que a tinta tende a desbotar, sendo assim, escolha cores fria, que não aparentam muito o tom desbotado.

Alvenaria

Os revestimentos de alvenaria também são acessíveis e possuem grande versatilidade, dá para criar textura que imitam pedras, blocos e outros.

Além do preço, utilizar este material traz outros benefícios como alta durabilidade, pouca manutenção e facilidade de limpeza.

3d render using 3ds Max

A desvantagem é que confere ao local um estilo mais industrial, o que dependendo da textura pode se tornar contemporâneo.

Outro material que da alvenaria que pode ser usado no revestimento externo são os tijolos, que pode ser arranjado com outros materiais.

Madeira

Apesar de parecer um material mais frágil (devido a sua porosidade), a madeira pode ser usada no revestimento externo, no entanto, deve ser tratada de forma adequada (impermeabilização e envernização) para que aumente sua vida útil.

Quando bem cuidada a madeira pode ser um material extremamente resistente, o preço varia de acordo com o tipo e origem da madeira.

Porcelanato

O porcelanato é cada vez mais procurado por quem está construindo, é um material que confere elegância ao ambiente, sendo também resistente, impermeável (diminui consideravelmente o risco de umidade), resistente e possibilita conforto térmico do ambiente (não acumula calor como outros materiais, por ser bom condutor de energia).

Dentre as desvantagens do uso deste material está o preço, que é maior do que o dos outros materiais.

Pedras

As pedras são desde sempre utilizadas nas fachadas, tendo no mercado grande variedade deste material. As vantagens da pedra são a durabilidade, facilidade de limpeza e pouca manutenção.

Como desvantagem tem o preço que pode ser maior que alguns outros materiais.

Dicas para escolha do revestimento de parede externa

Por fim, existem algumas dicas importantes para ajudar na escolha do revestimento externo de sua casa, as quais:

Considere sua necessidade

Esta é uma das dicas fundamentais para a escolha do revestimento externo, é preciso analisar com cautela o que você espera do revestimento, quais são suas preferências, qual é seu tempo disponível para limpeza do local (se for pouco, deve escolher por materiais de fácil limpeza) e qual seu valor disponível para esta etapa.

Considere o clima local

O clima deve ser considerado na escolha do material que será utilizado na composição do revestimento, por exemplo, não funcionará utilizar um material muito poroso em climas úmidos, pois as chances de ter problemas como o lodo são altas.

Considere preço

O mercado está cada vez mais repleto de materiais para construção, existem preços dos mais baixos até os mais altos, a dica é escolher um material de qualidade (visando uma vida útil prolongada) e que possua melhor custo beneficio (considerando os fatores supracitados acima).

Considere a manutenção

A manutenção deve ser colocada na ponta do lápis, de nada adiantará escolher um material barato, mas que demanda muita manutenção. Sendo assim, não se esqueça dos eventuais custos que a escolha do material pode lhe trazer.

Considere contratar um profissional capacitado

Assim como a escolha do material é de importante, contratar um profissional que saiba fazer corretamente a “instalação” do mesmo é primordial. Alguns materiais quando mal colocados resultam em infiltrações.

Gostou das dicas sobre Revestimento para Parede Externa? Então compartilha este conteúdo com seus amigos nas redes sociais e deixa seu comentário abaixo!!

Revestimento para Parede Externa
Dê sua avaliação ao post!



Mais Sobre Decoração

revestimentos de parede

Revestimentos de Parede

Revestimentos de Parede: Está pensando em construir ou reformar? Confira todas as dicas de revestimento de parede para salas, cozinhas e +. Clique aqui!