Skip to content
Plantas de Casas


Calhas

No que se refere ao acabamento externo das construções, as calhas e os rufos têm como função primordial garantir o escoamento da água. Tire suas dúvidas a seguir e aprenda!

Tão importante quanto o acabamento interno, o acabamento externo tem a função de proteger as construções dos fatores climáticos, principalmente das chuvas.





As calhas e os rufos, apesar de receberem pouca atenção protegem as casas de danos irreversíveis.

Calhas

Você sabe o que são calhas e rufos? Conhece os materiais que são fabricados? Sabe como deve ser feita a limpeza das calhas e qual a sua importância? Tire essas e outras dúvidas sobre este tema a seguir!

O que são calhas e rufos?

As calhas são estruturas feitas em forma de canais que garantem a coleta e o escoamento das águas vindas das chuvas. De forma geral, a água da chuva passa pelo telhado e é direcionada à calha, onde o escoamento é garantido.

Logo, tais estruturas têm como função principal direcionar a água da chuva para o solo, evitando que haja alagamentos, umidade excessiva e consequentemente apodrecimento do material externo e interno da construção.

Existe no mercado uma grande variedade de materiais de calhas, sendo que cada um cumpre uma função e atende a uma demanda específica.

Já os rufos são peças vendidas prontas, as quais são fixadas em pontos específicos da construção e possuem como função impedir que a água da chuva infiltre na parede e nos muros.

Quando não se tem rufos na construção, as paredes ficam vulneráveis ao mofo, ao cheiro forte e até mesmo o apodrecimento das estruturas que compõem a parede.

A maioria dos rufos encontrados no mercado é feito de materiais metálicos e para a sua correta instalação são utilizados: pregos, rebites e argamassa (vedação).

Tipos de Calhas para Telhados

Como já mencionado, existe diversos tipos de calhas para telhados, sendo os principais:

Calhas em alumínio

É o modelo mais indicado para locais onde é necessário coletar um alto nível de água, pois possuem como principal atributo a resistência.

Além disso, as calhas de alumínio são mais bonitas e não correm risco de enferrujar.

Calhas em alumínio
Foto: Reprodução.
Calhas em alumínio
Foto: Reprodução.
Calhas em alumínio
Foto: Reprodução.

Calhas de Zinco

As calhas de zinco são tão comuns quanto às de alumínio e seu uso já é bastante antigo no país.

O principal diferencial deste modelo é a sua durabilidade (superior as de alumínio), além disso, são resistentes a altos volumes de água e não oxidam com a maresia (ideal para regiões próximas a litorais).

Calhas de Zinco Calhas de Zinco Calhas de Zinco Calhas de Zinco

Calhas de PVC

Já as calhas de PVC são as menos resistentes (quando comparado ao alumínio e ao zinco), em contrapartida possuem o menor preço do mercado.

De forma geral, esse material também possui boa resistência (mas não suporta grandes volumes de chuva, verifique os padrões pluviais da sua região).

Um dos principais diferenciais das calhas de PVC é a facilidade do material em receber pinturas, o que pode ser um ponto positivo para diferentes estilos de construções.

Calhas de PVC
Foto: Reprodução.
Calhas de PVC
Foto: Reprodução.
Calhas de PVC
Foto: Reprodução.
Calhas de PVC
Foto: Reprodução.

Quanto custa a instalação de calhas?

De antemão, cabe ressaltar a importância de se contratar mão de obra especializada para a instalação de calhas, principalmente porque quando mal instalada pode trazer danos irreversíveis a construção.

O preço cobrado para instalar calhas varia muito de região para região do Brasil, em pesquisa online encontrou-se valores de R$25,00 a R$ 50,00 por metro linear.

Como fazer limpeza de calhas

Para fazer limpeza de calhas, basta seguir os seguintes passos:

  1. Vá até o telhado com o auxilio de uma escada (a escada não deve ser apoiada diretamente na calha, pois há o risco de quebrar);
  2. Remova com as mãos (use luvas resistentes) ou com o auxilio de uma pá detritos acumulados na calha (como folhas, galhos e outras sujeiras trazidas pelo vento);
  3. De alguns socos (de leve) ao longo da calha e observe o som que ela emite, onde houver obstrução o som tende a ser mais agudo;
  4. Com auxílio de uma mangueira retire as obstruções existentes e em seguida a enxague completamente.

Algumas dicas importantes para limpeza de calhas:

  • Limpe-a ao menos duas vezes no ano;
  • Em hipótese nenhuma faça limpeza de calhas em períodos chuvosos;
  • Peça ajuda para limpar a calha;
  • Não suba em escadas se você tiver problemas com altura (sua pressão pode cair e você corre o risco de se acidentar);
  • Antes de subir no telhado certifique-se de que está com os materiais que irá utilizar para a limpeza (luva, pá, mangueira e saco de lixo);
  • Se você mora em edifícios ou sua casa é alta demais, contrate um profissional para realizar a limpeza.

Considerações finais

Contudo, as calhas e os rufos são extremamente importantes para as construções e garantem que as mesmas não sofram problemas diversos.

A escolha do material deve ser feita a partir de uma analise do seu orçamento e das condições climáticas da sua região.

Por fim, a limpeza das calhas garante seu correto funcionamento e deve ser feita periodicamente.

Calhas
5 (100%) 6 votes