Telha Ecológica

As pessoas do mundo atual como um todo, estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente e em tomar medidas ecologicamente corretas. Com base nisso, surgiu a telha ecológica.

A preocupação com o meio ambiente e em como as pessoas deixarão o mundo para os seus filhos, netos e bisnetos no futuro é um fator cada vez ativo no mundo em que vivemos.





Seja em utilizar sacolas biodegradáveis, sacolas de papel, reutilizar a água da chuva para lavar a calçada e regar as plantas, a telha ecológica, ou seja, o telhado reciclável, chegou para trazer mais uma alternativa ecologicamente correta e sustentável.

Telha Ecológica
Foto: Reprodução.

O que é telha ecológica?

É chamado de telha ecológica os tipos de telha feitos de fibras naturais ou mesmo material reciclado.

Esse tipo de telha é regulamentado como todas as outras e possuem um rigoroso processo de checagem para ver se não está sendo utilizado produtos e materiais diferentes dos considerados ‘naturais’.

Mais abaixo falamos melhor sobre cada um dos tipos de telha ecológica.

Veja também: Telha Romana

Qual a média de preço?

O telhado ecológico varia de valor dependendo de alguns fatores, como largura e comprimento por exemplo.

O valor também varia de uma loja para outra.

Em média é possível encontrar telha ecológica medindo 95×200 entre R$50,00 a R$70,00.

Telhas ecológicas valem a pena?

A telha ecológica possui muitas vantagens em cima das telhas convencionais de amianto.

Em uma comparação entre as telhas convencionais e as ecológicas, tanto para o cidadão, como para o meio ambiente a telha ecológica demonstra mais vantagens.

Telhado reciclável
Foto: Divulgação.

Falaremos um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens desse tipo de telha, abaixo.

 Vantagens

As vantagens das telhas ecológicas em vista das telhas convencionais de amianto são realmente grandes, entre elas podemos citar:

  • Menor baralho – esse tipo de telha diminui em até 20 decibéis os ruídos externos. Desta forma, chuva, granizo, galhos e pedras, fazem menos barulho no seu telhado;
  • Mais leves – são mais leves que as telhas convencionais, exigindo apenas 3 pontos de fixação;
  • Absorve menos calor – devido ao material que são produzidas, essas telhas reduzem em até 30% a absorção do calor e consequentemente o calor interno de sua casa;
  • Mesma durabilidade das convencionais – a durabilidade dessas telhas é de aproximadamente 25 anos, equivalente as telhas de amianto;
  • Resistente ao fogo – por serem feitas de material natural ou recicláveis a telha ecológica é mais resistente ao fogo. Ela também recebe uma camada protetora contra fogo;
  • Maior resistência a peso e intemperes – granizo, pedras, galhos, ventanias ou até mesmo o caminhar por cima delas. A telha ecológica é mais resistente do que a telha de amianto.

Além disso, as telhas de amianto (a convencional) possuem mais um agrante, já que o seu material pode causar alergia em algumas pessoas e até mesmo desenvolver câncer em casos mais raros.

 Desvantagens

As desvantagens das telhas ecológicas são realmente poucas, na verdade só conseguimos citar uma. O preço.

Essas telhas são mais caras que as telhas comuns de amianto ou mesmo em comparação a outros tipos de telha.

Em média, a telha ecológica é de 10% a 20% mais cara do que as telhas convencionais de amianto.

Veja também:Telhados Coloniais

Tipos de telhas ecológicas

A telha ecológica é chamada assim por ser feita por ser feita ou de material reciclado, ou de fibras naturais, sendo a mais comum de fibra natural.

A fibra natural é feita por meio de fibras de maneira de florestas próprias para esse fim, sendo as mais comuns as fibras de pinho e eucalipto.

Elas podem também serem feitas de fibras de coqueiro ou de bananeira, bem como da fibra de celulose derivada do papel reciclado.

A telha ecológica feita de material reciclado, costuma ser produzida com matéria prima derivada de caixas de leite (tetra-pak), garras pet e até mesmo papelão.

Elas também podem ser encontradas em cores diferentes.

Considerações Finais

A telha ecológica, embora seja um investimento mais caro, em comparação com outros tipos de telha,  continua sendo um melhor investimento a longo prazo.

Além dela trazer mais conforto para sua casa, como menos barulho e também menos calor, ela é mais resistente e também mais flexível, o que a torna melhor que as telhas de outros tipos.

Os benefícios para o meio ambiente também são melhores a curto e longo prazo, sem contar que por serem derivadas de fibras naturais ou materiais recicláveis, não tem perigo de provocar algum tipo de doença nos moradores, como pode acontecer na telha de amianto.

A telha ecológica pode ser mais cara que a comum, mas na construção como um todo ela equilibra o orçamento, uma vez que ela precisa de apenas 3 pontos de apoio, enquanto que as de amianto precisam no mínimo de 4 pontos de apoio.

Ou seja, o que você gasta a mais com a telha ecológica você recupera parte desse valor, utilizando menos madeira para fazer a sustentação do telhado.

Gostou do conteúdo sobre as telhas ecológicas? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais para todos os seus amigos conhecerem este material.

Telha Ecológica
5 (100%) 10 votes



Mais Sobre Decoração

Telhados Modernos

Telhados Modernos

Confira o post completo sobre telhados modernos. Temos dicas, tipos de telhados modernos, fotos e muito mais sobre os modelos de telhas. Clique AQUI!