Skip to content
Plantas de Casas


Telha Eternit

Um dos tipos de telhas mais utilizados é a telha Eternit, a qual é feita a partir de um material chamado fibrocimento. Tire suas dúvidas sobre o tema a seguir.

Existe no mercado uma infinidade de tipos de telhas e, uma delas que possui melhor custo benefício é a telha Eternit, você sabe o que é? Tire suas dúvidas sobre o tema a seguir e aprenda!





As telhas são um dos principais elementos da construção, a função das mesmas é proteger o imóvel e garantir que as estruturas internas não sofram danos, os quais muitas vezes podem ser irreversíveis.

A escolha das telhas devem considerar aspectos básicos como: orçamento disponível, tipo da construção, gastos com instalação e expectativa do morador. Desta forma, deve ser feita uma análise de custo x benefício.

Telha Eternit

O que é telha Eternit?

Eternit nada mais é do que uma marca de telhas feitas a partir de um material chamado de fibrocimento. O fibrocimento é composto por cimento, fibras e amianto. O amianto vem sendo retirado deste tipo de produção, pois causa danos a saúde do trabalhador.

Desta forma, as fabricas já tem utilizado outros materiais para a fabricação de telhas de fibrocimento, como por exemplo, resíduos de siderúrgicas ou tipos específicos de materiais plásticos.

O diferencial das telhas Eternit é que são as telhas mais baratas do mercado, sendo indicadas principalmente para construções simples. Outro uso comum e recente deste tipo de telha é em telhados embutidos (aqueles que não são aparentes).

Outra marca que se destaca na produção de telhas feitas de fibrocimento é a Brasilit, que pouco se diferencia de sua concorrente.

Basicamente, há dois tipos de telha Eternit e Brasilit, os quais:

  • Onduladas: possuem ondulações em seu perfil e são indicadas para residências;
  • Estruturais: possuem perfil reto e são indicadas para coberturas de grandes espaços, como galpões e fabricas.

Como calcular quantas telhas eternit por m2?

O cálculo de quantas telhas Eternit por m2 é bastante simples, isso porque tais telhas geralmente são grandes.

As telhas Eternit possuem geralmente de 4,5 a 6mm de espessura, largura de 1,00m e altura de 1,20 a 3,66m.

Desta forma em primeiro momento você deve conhecer:

  • O tamanho da telha que irá comprar;
  • O tamanho do telhado em m2.

Sabendo tais valores, basta dividir a área a ser coberta (tamanho do telhado) pela área útil da telha (altura menos (-) 20 cm). A área útil considera o espaço de sobreposição entre as telhas.

Tipos de telha Eternit

Vogatex

É telha mais econômica da marca, possui como principal diferencial o peso reduzido, que infere diretamente nos custos de instalação. É indicada para coberturas simples, como depósitos e canteiros, por exemplo.

Telha Eternit Vogatex

Etermax

É que possui maior flexibilidade arquitetônica, feita para garantir que não haja vãos livres no telhado. É ainda leve, versátil e pode ser utilizada tanto no telhado quanto nas laterais. É indicada para qualquer tipo de cobertura, de todos os portes.

Telha Eternit Etermax

Tropical

É a segunda telha mais leve da Eternit, possui como diferencial a superior resistência, mesmo sendo com sua “leveza”. É indicada para coberturas de pequeno porte, como galpões e edificações rurais.

Telha Eternit Tropical

Ondulada

Possui como vantagem a facilidade de instalação e também pode ser utilizada tanto como telhado quanto em laterais. É indicada para coberturas de todos os portes e possui peças complementares para diversas exigências arquitetônicas.

Telha Eternit Ondulada

Canaletes

As telhas Eternit modelo canaletes possui perfil reto, o que proporciona a construção beleza e classe. Pode ser usada em telhados horizontais sem que haja alterações na resistência ou durabilidade. É indicada para coberturas indústrias, comercias e também residenciais.

Telha Eternit Canaletes

Olinda

É a única telha Eternit que possui cor diferente (similar às telhas de cerâmica), fato o qual lhe confere elevado padrão estético. É indicada para qualquer tipo de cobertura residencial.

Telha Eternit Olinda

Modulada

Possui como diferenciais a funcionalidade, resistência e necessitar de uma estrutura de apoio simples. Há ainda, uma vasta gama de peças complementares para a telha Eternit modulada, o que possibilita liberdade no projeto. É indicada para residências, escolas, clubes e demais edificações.

Telha Eternit Modulada

Média de preço

De acordo com pesquisa online realizada o preço médio de telhas Eternit é de R$35,00 o m2, havendo alguns modelos mais baratos e outros mais caros.

Contudo, esse valor considera somente o preço das telhas em si. Logo desconsidera os valores gastos com: calhas, mantas, estrutura de madeira e mão de obra.

Considerações finais

Contudo, as telhas eternit são uma opção que oferece bom custo benefício e podem ser utilizadas em qualquer tipo de construção. Há ainda uma variedade de modelos da marca, o que torna seu uso ainda mais flexível.

De acordo com a empresa Eternit o amianto presente nas telhas não causa nenhum risco ao morador, pois é totalmente fixado ao cimento, lembrando que a marca tem buscado alternativas para substituir este material.

Por fim, essas telhas possuem excelente durabilidade e exigem pouca manutenção, o que a torna ainda mais econômica.

Telha Eternit
5 (100%) 4 votes