Telha Romana

Telha Romana é muito utilizada, principalmente quando se termina uma determinada construção, é bastante frequente que as pessoas efetuem a instalação de telhas na cobertura da casa.

Além da óbvia necessidade de proteção em si, as telhas são excelentes isolantes térmicos e acústicos. Há uma variedade imensa de modelos de telhas e uma das mais interessantes é a telha romana.





Quem não entende nem um pouco de telha pode acreditar que não há grandes diferenças entre as variedades de telhas.

Mas a verdade é que cada tipo de telha serve a um objetivo distinto e gera um resultado único.

Dentre as variedades existes, a telha romana é, sem dúvidas, uma das mais formidáveis que existe.

telha romana é boa
Neste post você verá muitas informações sobre as telhas romanas. (Foto: Reprodução)

O que é telha romana?

Conforme já foi brevemente citado anteriormente, a telha romana é um dos múltiplos estilos arquitetônicos de telhas para telhados.

Ela é bastante comum na arquitetura brasileira, romana e portuguesa, construída com diversas categorias de materiais.

O seu design é todo plano, quadrado e compacto, contando com um ótimo encaixe e estabilidade em cima do ripamento.

Ela se constitui de uma única folha de capa e bica. Está disponível em múltiplas e diversificadas tonalidades de cores. A inclinação vai depender da inclinação do pano.

Ela contém dobras em formato quadrado. Seu peso é de aproximadamente 2,5 kg em média. São geralmente encontradas nas cores:

  • Branca;
  • Vermelha;
  • Mesclada (ou seja, uma mistura de branco e vermelho).

Essa telha é uma das mais frequentemente oferecidas pelos estabelecimentos comerciais. É dotada de uma excelente relação custo-benefício, configurando-se como uma daquelas com o preço mais acessível e atrativo para as pessoas como um todo.

Ela tem sido bastante solicitada para os mais diversificados projetos, como, por exemplo, casas térreas, áreas externas, coberturas de garagem, sobrados e assim por diante.

A sua alta procura é resultado não apenas de sua enorme versatilidade, mas de sua beleza e resistência.

Pode encontrar telhas romanas confeccionadas, por exemplo, não apenas de barro seco (ou seja, de cerâmica), mas também vidro, policarbonato e PET reciclado. Esse último se torna uma opção interessante por conta da sustentabilidade.

É essencial ressaltar que essa modalidade de telha possibilita o encaixe perfeito peça por peça, culminando em uma cobertura dotada de uma impecável uniformidade e uma dose robusta de resistência.

Média de preço do telhado romano

Uma das dúvidas mais recorrentes entre o público consumidor é a respeito da média de preço da telha romana. A priori, vale a pena escolher qual é o material que você quer para poder incluir em seu projeto.

Afinal de contas, o telhado romano é um estilo arquitetônico que pode ser fabricado com diferentes materiais. Os mais comumente usados são o vidro, a cerâmica e o policarbonato transparente.

Obviamente que além do material com o qual a telha é confeccionada ser um dos fatores determinantes do preço, há de se levar em consideração a marca, ou seja, a empresa responsável pela fabricação e/ou também o revendedor desse material.

média de preço da telha romana
Média de preço do telhado romano. (Foto: Divulgação)

Como é possível observar, as telhas são comercializadas, normalmente, por unidades.

Determinadas companhias operam com milheiros ou então com caixas fechadas contendo certas quantidades de telhas. Contudo, o mais tradicional, por assim dizer, é encontra-las sendo vendidas por unidade.

Veja também: Telhados Modernos

Quantas telhas romanas por metro quadrado?

Além de ter um peso que oscila de 2,5 a 2,7 kg, em média, a telha romana possui as seguintes medidas, aproximadamente: 40 cm de comprimento x 21 cm de largura.

Levando-se e conta o formato, a inclinação e as dimensões de cada telha, é possível colocar-se por volta de 16 telhas por metro quadrado, tendo então um consumo médio de 36 kg/m²

Qual o melhor tipo de telha romana?

Existem diferentes tipos de telhas romanas, veja abaixo quais são os principais e mais utilizados:

Telha romana de cerâmica

É um dos tipos de telha chamada de “telha colonial”. Ela propicia um ótimo conforto térmico e embeleza muito bem a residência. Elas precisam evidenciar um som metálico.

Telha romana de cerâmica
Foto: Reprodução

Telha romana de vidro

A telha romana de vidro pode auxiliar a economizar energia no ambiente. Elas podem ser utilizadas como pontos luminosos no período diurno.

Sua instalação é rápida, mas devido a fragilidade do material, requer mais cuidado. Não requer manutenção frequente.

Telha romana de vidro
Foto: Reprodução

Telha romana de plástico

Alguns dos maiores trunfos das telhas romanas de plásticos são a sua capacidade de isolamento térmico, sua beleza, o grau de economia que ela proporciona e a resistência.

Elas são super-resistentes contra a ação de produtos químicos e intempéries climáticas.

Telha romana de plástico
Foto: Reprodução

Telha romana de policarbonato

O policarbonato se constitui em um material detentor de altíssima resistência a toda sorte de impactos e dono de uma elevada transparência.

É bem mais leve que a telha romana de vidro e possui proteção contra raios UV.

Telha romana de policarbonato
Foto: Reprodução

Qual a melhor inclinação da Telha Romana?

A melhor inclinação da telha romana vai variar em consonância com a extensão do pano.

A inclinação deve ter uma porcentagem mínima de 35%.

Como instalar a telha romana?

Para instalar a telha romana, é importante se lembrar que o uso de argamassa deve ser na mínima quantidade possível, para não afetar a ventilação.

Constrói-se primeiro o ripado e, feito isso, dá-se prosseguimento para a instalação das telhas em si. Vale ressaltar que a distância entre as ripas é sempre a mesma.

Inicia-se essa aplicação por meio do cantor inferior da vertente com o devido assentamento de uma fiada na horizontal.

Depois, segue-se da direita para a esquerda e depois por uma fiada vertical partindo de baixo para cima.

Veja também: Telhados Coloniais

Gostou das informações sobre a telha romana? Então compartilha este conteúdo com todos os seus amigos nas redes sociais e deixa sua avaliação nas estrelinhas abaixo.

Telha Romana
5 (100%) 11 votes



Mais Sobre Decoração

Telhados Modernos

Telhados Modernos

Confira o post completo sobre telhados modernos. Temos dicas, tipos de telhados modernos, fotos e muito mais sobre os modelos de telhas. Clique AQUI!