Skip to content
Plantas de Casas


Telha Sanduíche

Uma das maiores dificuldades na construção ou reforma é a escolha das telhas, conheça agora a telha sanduíche, que pode vir a ser uma excelente opção para a sua casa!

Uma das telhas menos faladas, mas que possui uma série de benefícios é a telha sanduíche. Você já conhece?





Escolher as telhas que recobrirão sua casa exige atenção e pesquisa, afinal é a telha que irá finalizar o projeto de sua obra, além de que irá proteger sua casa contra os efeitos climáticos.

A telha sanduíche é um tipo de telha feita a partir de materiais metálicos (geralmente de aço galvanizado) e possui como grande diferencial ter uma camada isolante (de isopor ou poliuretano) entre as chapas que a compõem.

Desta forma, a telha sanduíche tem como diferencial o isolamento térmico e acústico, fatores os quais são alvo de reclamações de outros tipos de telhas metálicas.

Telha Sanduíche
Foto: Reprodução.

Tire suas dúvidas sobre o tema a seguir e analise se a telha sanduíche é a melhor opção para a sua residência.

Para que serve a telha sanduíche?

As telhas metálicas possuem limitações, afinal o material absorve muito calor e também propaga muito o som de barulhos externos (como as chuvas, por exemplo).

Já as telhas sanduíche, apesar de serem feitas a partir de material metálico, possuem isolamento térmico e acústico, sendo esse seu grande diferencial.

A telha sanduíche serve para qualquer casa, galpão, estúdio ou estacionamento. Sendo que a escolha deste material é feita a partir dos seguintes fatores:

  • Isolamento térmico: quando comparada aos materiais mais utilizados (como a cerâmica, por exemplo) a telha sanduíche proporciona conforto térmico maior ou semelhante. Além disso, em casos de incêndios a telha sanduíche pode controlar as chamas;
  • Isolamento acústico: a telha sanduíche possui grande isolamento acústico superior aos demais materiais encontrados no mercado, sendo uma excelente opção para locais onde há poluição sonora intensa;
  • Flexibilidade do material: a maioria das telhas sanduíche encontradas no mercado possuem diferentes tamanhos e também podem ser feitas sob medida, o que faz com que o material possa ser utilizado sem desperdícios.

Outro uso comum da telha sanduíche é em revestimentos internos, como paredes de estúdios ou casas feitas em containers, por exemplo.

Qual a durabilidade da telha sanduíche?

A durabilidade deste estilo de telha é bastante variável, isso porque existem dois tipos de pintura para este tipo de telha, sendo elas:

  • Pré- pintada: o material é pintado antes mesmo de se tornar uma telha e, além da pintura recebem um primer epóxi que confere à telha sanduíche duração de cerca de 30 anos;
  • Pós-pintadas: o material é pintado após a fabricação das telhas, nesse caso, a durabilidade é de cerca de 5 anos.

Desta forma, antes de comprar a telha sanduíche para sua construção ou reforma, certifique-se do tipo de pintura que o material recebeu. Você irá pagar um pouco a mais por isso, mas ganhará muito na durabilidade.

Vantagens

Dentre as principais vantagens da telha sanduíche, tem-se:

  • Reduz significativamente os ruídos externos;
  • Reduz a temperatura do ambiente;
  • Possui excelente impermeabilidade;
  • Não enferruja;
  • Possui excelente custo benefício;
  • É esteticamente agradável;
  • Pode ser instalada em qualquer tipo de construção;
  • Pode ser feita sob medida.

Desvantagens

Já no que se refere às desvantagens da telha, tem-se:

  • Custo elevado (a que possui pré-pintura);
  • Necessidade de outros materiais para instalação (como cola, por exemplo);
  • A aplicação pode ser demorada (quando comparada a outros materiais);
  • Difícil reciclagem após o descarte.

Modelos de Telhas Sanduíche

Atualmente, existem no mercado dois tipos de telhas sanduíche, sendo eles:

  • Telha sanduíche dupla: são as mais conhecidas e as mais fáceis de encontrar no mercado, é composta por duas chapas feitas de material metálico e entre elas possui uma camada de revestimento termoacústico;
  • Telha sanduíche simples: são as mais baratas, compostas por uma placa de aço (fica na parte exterior), revestimento térmico (fica na parte do meio) e por uma placa de alumínio (fica na parte interior).

Além destes modelos, existem também dois tipos de pintura que a telha sanduíche pode receber que é a pré e a pós-pintura (diferença explicada acima, no item durabilidade).

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

Qual o preço da telha sanduíche?

Como já mencionado, existem dois tipos de telha sanduíche além de diferentes tipos de pinturas. Toda essa disponibilidade de modelos faz com o valor das telhas sanduíche variem muito.

Em termos gerais, o valor deste tipo de telhado varia de R$ 40,00 a R$ 90,00 por m², sem considerar os custos com instalação.

Além disso, o preço pode sofrer alterações a depender do estado em que você mora.

Considerações finais

Contudo, as telhas sanduíches podem ser uma excelente opção para sua construção, principalmente por seu excelente custo benefício.

Antes de comprar, conheça o material da telha, certifique-se da sua durabilidade e se a mesma atende às suas expectativas. Além disso, não se esquece de contar com mão de obra especializada para a instalação, de forma a garantir que o material atenda as funcionalidades que promete.

Telha Sanduíche
5 (100%) 4 votes