Telhados de Casas

Telhados de casas é um dos temas mais procurados por quem já tem a casa protegida e está pensando em mudar ou por quem não a tem, mas já quer saber qual é a melhor escolha.

A questão é que o telhado de qualquer casa depende de muitos fatores, não sendo possível determinar o ideal, já que cada caso é um caso.





Tipos de Telhados de Casas

Por isso, para que você possa tomar a decisão mais assertiva, confira os tipos de telhados de casas e veja qual se encaixa melhor na sua funcionalidade e custo.

Telhados de Casas
Neste post você verá todos os tipos de telhados de casas além de grandes exemplos e modelos lindos para se inspirar. (Fotos: Reprodução)

Telhados de vidro

Quem opta pelos telhados de casa feitos com vidro está pensando em algo que vai além da proteção da casa, pois ele também pode ser considerado como parte da decoração da casa.

Afinal, por ser transparente, ele modifica todo o visual do interior da casa, trazendo a luminosidade do dia para dentro da residência.

Principais de telhados de vidro

Vidro opaco (também chamado de satinato) – É um tipo de vidro mais fosco. Com isso, cai muito bem para quem deseja um ambiente um pouco mais privado.

Vidro laminado – Este é considerado o maias resistente dos 3 tipos, pois não sofre degradação dos raios solares e chuva. Com essas características, é o mais indicado para localidades em que haja grandes diferenças climáticas.

Vidro temperado – O vidro temperado é ideal para lugares em que a vista é bela (casas no interior, montanha ou encostas), pois conseguem ter uma resistência considerável e uma transparência de qualidade.

telhado de vidro Telhados de vidro Telhados de Casas Telhados de Casas

Sobre as vantagens da escolha do telhado de vidro, pode- se dizer que: auxiliam na diminuição da “conta de luz” (pois absorvem e irradiam a luz solar), dão maior visibilidade ao meio externo, possuem diversas cores e, talvez a principal delas, dão uma ideia de ambiente mais amplo, devido a ilusão criada por sua transparência.

Com relação à desvantagem, a maior é, sem sombra de dúvidas, o custo que pode ser de até 60% da telha convencional, isto é, de cerâmica.

Para saber um pouco mais leia sobre o nosso post: Telhado de vidro

Telhados para casa de madeira

Quando o assunto são os Telhados de Casas, uma ótima opção é ter telhado de madeira, pois é uma moda que ressurgiu nos últimos tempos, já que busca mesclar a tradição de outros tempos com a modernidade da arquitetura atual.

A maior vantagem do telhado de madeira é a questão estética que costuma desbancar quaisquer outras. E vale lembrar que os telhados modernos entram nessa disputa.

Dentre os empecilhos do telhado de madeira, podem ser destacados os dois maiores: o preço e mão-de-obra qualificada.

No quesito preço, madeiras como carnaúba, garapeira e jatobá são as mais indicadas, porém as mais caras. Isso sem contar que o “tempo de vida útil” do telhado costuma ser menor que o telhado convencional (cerâmica), pois a madeira é menos resistente às chuvas e quaisquer outros tipos de impactos que possam acometer o telhado.

Agora, quando o assunto é mão-de-obra qualificada, o problema está em achar profissionais que saibam usar, moldar e realizar o trabalho, pois, como já dito, quaisquer cálculos errados culminam em madeira desperdiçada e, consequentemente, dinheiro jogado fora.

Telhados de Casas
Telhado de madeira.
fachadas-de-muro
Exemplo clássico de fachada de muro feita com madeira.

Telhados metálicos

Telhado metálico é, disparado, o tipo mais indicado quando o custo/benefício é colocado na ponta de lápis em casos de espaços grandes, como: galpões, industrias, estacionamentos, etc.

Isso acontece por causa de dois fatores: os tipos de metais e a manutenção.

Para que se tenha uma ideia, existem mais de 10 tipos de metais em que é possível fabricar telhados. Ademais, a manutenção costuma ser barata e duradoura, pois os telhados metálicos são resistentes às mudanças climáticas.

Telhados metálicos Telhados metálicos

O telhados metálicos não são indicados para casas comuns pois a temperatura pode ser muito alta e acabar sendo algo desconfortável, mas é um telhado ideal para empresas e galpões em geral.

Telhados embutidos

As casas com telhado embutido, em poucas palavras, carregam o paradoxo que fica a critério do cliente: ao mesmo tempo que são maravilhosos e harmoniosos com a residência, são de custo de elevado, pois envolvem análises de arquitetos e mão-de-obra qualificada para que o projeto não falhe.

Veja abaixo alguns exemplos incríveis de telhados de casas embutido:

Telhados embutidos Telhados embutidos

Telhados verdes

Outra mota no nicho dos telhados de casas e que é a moda do momento, embarcando a questão de sustentabilidade, são os telhados verdes.

Bem planejados, o ganho do proprietário da casa ou estabelecimento só não é maior que o da natureza, pois além de ser belo e econômico, telhados verdes ajudam na manutenção de vidas e, de quebra, deixam o ar mais limpo.

Leia o nosso post: Telhado verde

telhado verde extensivo telhado verde intensivo

Após essas explicação, já sabe qual entre os telhados de casas escolher? Se sim, comenta abaixo e compartilha o post com seus amigos nas redes sociais!

Telhados de Casas
5 (100%) 5 votes



Mais Sobre Decoração

Telhados Modernos

Telhados Modernos

Confira o post completo sobre telhados modernos. Temos dicas, tipos de telhados modernos, fotos e muito mais sobre os modelos de telhas. Clique AQUI!